HC vai a abrigo na Várzea prestar assistência a idosas nesta quinta-feira (20)

O centro fica localizado na Avenida Afonso Olindense, na Várzea

O Hospital das Clínicas da UFPE vai levar atendimento de saúde e ações de humanização às 60 idosas que moram no Centro Geriátrico Padre Venâncio, no bairro da Várzea, na zona oeste do Recife, no próximo dia 20, das 9h às 12h. A ação de assistência integra o 3º Mutirão Nacional Ebserh Solidária que mobilizará os 40 hospitais universitários federais espalhados pelo Brasil administrados pela estatal ligada ao Ministério da Educação. Com o mutirão, os pacientes não precisarão se deslocar ao hospital. Os serviços vão até eles. O Centro Geriátrico Padre Venâncio fica localizado na Avenida Afonso Olindense, 1764, no bairro da Várzea, no Recife.

O cuidado com essas idosas em situação de vulnerabilidade social não vai ficar restrito à ação do dia 20. Se diagnosticados problemas de saúde, elas serão encaminhadas ao respectivo ambulatório do HC para acompanhamento e tratamento. Os cuidadores do abrigo também serão treinados para desenvolver novas atividades de Fisioterapia e de Fonoaudiologia, avaliação física e dicas de nutrição para melhorar o dia a dia das idosas. Além disso, esses cuidadores serão avaliados e, em caso de necessidade, serão acompanhados pelo Grupo de Apoio “Cuidando do Cuidador” do Ambulatório de Terapia Ocupacional do HC.

Na ação voluntária, cerca de 50 profissionais (das áreas assistencial e administrativa) e residentes do HC vão atuar no atendimento médico nas áreas de Ginecologia e Clínica Médica/Geriatria, realização de exames laboratoriais e encaminhamentos para exames de imagem, além de serviços de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e atividades físicas a pessoas que, geralmente, têm dificuldade de acesso ao atendimento médico-hospitalar. “A procura de profissionais do HC em participar da ação tem sido muito grande. Muita gente querendo colaborar”, informa a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do HC e coordenadora da ação, Márcia Azevedo.

A escolha do Centro Geriátrico Padre Venâncio se deve em virtude da importância do trabalho social realizado lá e pela possibilidade de ajudar pessoas que vivem perto do HC e que já fizeram tanto na vida. “Além da ação de assistência em saúde, vamos levar o sorriso, o abraço, o colo. Mas tenho certeza de que vamos ganhar destas pessoas muito mais do que vamos oferecer”, explica Márcia Azevedo.

Em todo o Brasil, a expectativa é de que o Ebserh Solidária realize atendimento a cerca de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais. O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. “Essa é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal”.

HISTÓRICO – No ano de 2017, foi instituído o projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pelo objetivo de levar atendimento em educação e saúde, com ações de prevenção e promoção da saúde. Na primeira edição, em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

Na 2ª edição, em agosto deste ano, foram realizadas ações educacionais preventivas em saúde, exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima, sendo realizados mais de 4,6 mil atendimentos.

Data da última modificação: 18/12/2018, 12:59