Notícias Notícias

Voltar

HC recebe 6ª edição do Mutirão de Doenças Inflamatórias do Intestino

Durante a ação, serão feitos exames de colonoscopia em pacientes previamente selecionados e que foram atendidos em unidades básicas de saúde

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será sede da 6ª edição do Mutirão de Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que acontece amanhã (6), das 7h às 17h, na Unidade de Endoscopia Digestiva do hospital universitário, no Recife. Durante a ação, serão feitos exames de colonoscopia em pacientes previamente selecionados e que foram atendidos em unidades básicas de saúde de Pernambuco com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn e retocolite ulcerativa. O objetivo da ação é a confirmação dessas respectivas doenças para que os pacientes sejam encaminhados para acompanhamento no HC, hospital referência no tratamento das DII no Estado. O mutirão é promovido pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (Gediib), composto por médicos especialistas em intestino de todo o país.

De acordo com a médica gastroenterologista e endoscopista do HC-UFPE/Ebserh, membro do Gediib e organizadora do evento no HC, Valeria Martinelli, esta é uma ação social de muita importância na esfera da saúde pública em que se busca o diagnóstico precoce da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, que são as principais DII cujos sintomas predominantes são diarreia crônica sanguinolenta ou não, dor abdominal e perda de peso.

“Quanto mais cedo elas são identificadas, mais cedo se começa o tratamento, evitando assim danos teciduais irreversíveis e cirurgias. E, como consequência, melhora considerável na qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Valeria, acrescentando que “muitos desses pacientes têm diarreia crônica e por não terem acesso à colonoscopia, ficam sem diagnóstico e, consequentemente, sem tratamento adequado”. A colonoscopia é um exame de imagem seguro e eficaz, utilizado para identificar doenças no intestino e no reto.

De acordo com a especialista, os pacientes que irão realizar o exame amanhã, foram selecionados por meio de questionários aplicados pelos médicos de diversos serviços de atenção primária e secundária nas unidades de saúde do Estado. Aqueles que responderem às perguntas para checagem de sinais da doença de Crohn e retocolite ulcerativa tiveram que fazer a dosagem de calprotectina nas fezes, exame que contribui para o diagnóstico das DII. “Uma vez que apresentarem a alteração, esse paciente será submetido ao procedimento de colonoscopia”, destaca ela. O número de exames que será realizado ainda não foi divulgado pela organização do evento.

Data da última modificação: 05/08/2021, 17:38