Notícias Notícias

Voltar

HC realiza campanha de prevenção para o glaucoma, no próximo sábado (20)

A campanha tem como objetivo identificar e orientar as pessoas sobre o glaucoma, doença ocular que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE vai realizar a campanha “Prevenção para o Glaucoma”, no próximo sábado (20), das 8h às 14h, com a realização de exames oftalmológicos gratuitos e ação educativa. Serão distribuídas 500 fichas para atendimento à população, que é o grupo de risco da doença: diabéticos e pessoas acima de 40 anos. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A campanha tem como objetivo identificar e orientar as pessoas sobre o glaucoma, doença ocular que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Neste dia, serão realizados exames de biomicroscopia, tonometria e fundoscopia ocular sob dilatação pupilar, considerados os pilares do diagnóstico do glaucoma.

“O glaucoma é uma doença que não apresenta sintomas e que só é detectada por meio de exames oftalmológicos, daí a importância da prevenção. Ela não tem cura, mas é controlada com o uso de colírios que impedem o avanço da doença”, explica a chefe do Serviço de Oftalmologia, Maria Isabel Lynch.

As pessoas que forem diagnosticadas com glaucoma serão encaminhadas para a regulação da Secretaria Estadual de Saúde para início do tratamento. 

Além dos médicos, residentes e alunos da graduação de Medicina, a ação contará com a participação de voluntários do Lions Clube do Recife.

Data da última modificação: 16/10/2018, 13:14