Notícias Notícias

Voltar

HC realiza atividades com pacientes oncológicos relativas ao Outubro Rosa

O objetivo é promover o autocuidado e melhorar a autoestima dos pacientes

O Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama continua em destaque no Hospital das Clínicas da UFPE. Ontem (19), houve ações voltadas aos pacientes com câncer do ambulatório de oncologia do hospital, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Paciente oncológica desde 2017 e voluntária do evento, Ângela Leão destacou o trabalho humanizado dos profissionais HC, que também fazem parte da organização do evento. “Em 2017, eu me tornei paciente e pude encontrar na enfermagem o apoio que precisava”, disse. Ela destacou o cuidado dos funcionários da Oncologia com os pacientes que, de acordo com Ângela, não se limitam apenas a aplicar a medicação: “Tem pessoas aqui, como a Maristela, que se preocupam se o paciente tem passagem, se passa necessidade, se está precisando de alguma medicação, se está com problema familiar, então, há esse acolhimento. Aqui eu digo que é um pedacinho do céu.”

No evento, os pacientes contaram com uma manhã repleta de atividades animadas, com música, momento de beleza, brincadeiras e zumba, a fim de promover o autocuidado e a melhora da autoestima. As ações alusivas ao Outubro Rosa continuam ao longo deste mês.

“A importância do evento é realizar um trabalho de conscientização para os pacientes e familiares. Ajudar essas mulheres em relação à autoestima e a conseguirem conviver com a doença, porque muitas não vão ter uma cura, mas, sim, aprender a conviver com a patologia”, explicou a psicóloga da Oncologia do HC, Renata Cavalcante.

Data da última modificação: 20/10/2022, 14:14