Notícias Notícias

Voltar

HC promove Mutirão de Cirurgia Bariátrica para 12 pacientes acompanhados pelo hospital, amanhã (3) e sábado (4)

O mutirão vai operar pacientes pré-selecionados da lista do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC

O Hospital das Clínicas da UFPE promove Mutirão de Cirurgias Bariátricas para operar 12 pacientes de sua lista de espera com obesidade severa, ou grau 2 (pessoas com Índice de Massa Corporal acima de 35 kg/m² e alguma comorbidade, como diabetes, hipertensão, etc), amanhã (3) e sábado (4). Referência nacional na especialidade e primeiro hospital do Brasil a ter um programa de Residência Médica em Cirurgia Bariátrica, o HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento lembra o Dia Mundial da Obesidade celebrado em 4 de março e vai diminuir a lista de espera pelo procedimento.

O mutirão vai operar pacientes que já foram pré-selecionados da lista do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC – dez deles farão o procedimento no HC e dois no Hospital Esperança, que atuará em parceria com o hospital universitário. “A cirurgia bariátrica é considerada a intervenção mais eficaz para o tratamento da obesidade grave. Nesse sentido, o HC-UFPE vem contribuindo para dar assistência a esse nível de complexidade desde 1997, com a realização de um trabalho multidisciplinar”, explica a chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do hospital, Marcella Lopes.

Os pacientes do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC têm preparação para a cirurgia realizado por uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física.

“O propósito da criação do 4 de março como o Dia da Obesidade é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a doença crônica e multifatorial, enquanto se promove a mobilização para a elaboração de políticas que a combatam”, completa Marcella Lopes.

Estima-se que o Brasil tenha 5 milhões de pessoas com indicação para a cirurgia bariátrica, mas o SUS opera menos de 0,5% de toda a população com obesidade severa no Brasil. “A obesidade precisa ser vista para além do aspecto individual e de responsabilidade única e exclusiva do sujeito, uma vez que os determinantes sociais do adoecimento apontam para aspectos construídos a partir da organização da sociedade sejam culturais, econômicos e políticos”, ressalta a assistente social Renata Severo, que integra o Programa do HC.

O mutirão conta com os apoios das empresas Covidien/Medtronic e Johnson & Johnson, que fornecerão os kits cirúrgicos. As cirurgias serão realizadas por videolaparoscopia, um procedimento mais moderno e minimamente invasivo, portanto com menor risco de infecções e tempo de recuperação mais rápido.

Data da última modificação: 02/03/2023, 15:48