Notícias Notícias

Voltar

HC promove diversas ações em celebração ao Outubro Rosa

A programação começa no próximo dia 9, com ação educativa para o público nas portarias 1 e 4, das 8h às 11h

Mutirão de Reconstrução Mamária, ações educativas, de autocuidado e de prestação de serviços vão celebrar o Outubro Rosa no Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ao longo de todo o mês. As atividades da campanha, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, contarão com profissionais do HC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Lions Clube e Liga de Oncologia da UFPE.

A programação começa no próximo dia 9, com ação educativa para o público nas portarias 1 e 4, das 8h às 11h, com apresentação cultural e atividades de autocuidado e beleza, com consultoras da Mary Kay.

No dia 16, das 8h às 12h, haverá atendimento da Defensoria Pública (que realizará ingresso de ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, de guarda, de adoção e declaratória de união estável, entre outras). Para esse atendimento, é fundamental que o interessado traga no dia a documentação necessária (original e cópia), que deve ser consultada pelo telefone 2126.3621. Além disso, haverá atividades de saúde bucal, nutrição, avaliação física e de beleza (corte de cabelo e automaquiagem), realizadas pelo Sesc/Senac.

Nesse mesmo dia, das 8h às 11h, acontecerá a palestra “Diálogos sobre câncer de mama (motivacional e direitos do paciente), com a advogada Antonieta Barbosa, autora do livro “Câncer – Direito e Cidadania”, e a comerciária aposentada Silvia Raposo, que realiza palestras relatando sua vivência de 11 anos lutando e convivendo com o câncer, no Anfiteatro Professor José Remígio Neto. Ao final da atividade, será emitido certificado de participação

No dia 21, também neste anfiteatro, será realizado o minicurso “Prevenção/tratamento do câncer de mama”, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde de todas as instituições. O curso tem caráter multiprofissional, com abordagens nas áreas de Nutrição, Educação Física, Mastologia e Oncologia. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail capacitacaohc@gmail.com. Ao final dessa atividade será emitido certificado de participação.

Do dia 21 até o dia 25 deste mês, acontece a 5ª edição do Mutirão de Reconstrução Mamária, que atenderá 11 pacientes já previamente selecionadas. A ação organizada pelo Serviço de Cirurgia Plástica do HC tem como objetivo dar visibilidade a esse direito que toda mulher que passou pela mastectomia (retirada de uma ou das duas mamas) tem.

Mulheres que tiverem já o encaminhamento de um oncologista ou mastologista para essa cirurgia podem procurar a Secretaria de Saúde do seu município e solicitarem a marcação de consulta para o Ambulatório de Cirurgia Plástica do HC, para dar início aos procedimentos pré-operatórios.

Data da última modificação: 03/10/2019, 16:12