Notícias Notícias

Voltar

HC promove amanhã (29) Simpósio sobre Câncer de Próstata

Inscrições gratuitas estão abertas

Em celebração ao Novembro Azul, a campanha de conscientização sobre a saúde do homem, o Hospital das Clínicas da UFPE realiza o Simpósio Multidisciplinar em Câncer de Próstata, amanhã  (29), das 7h30 às 13h30, no anfiteatro 1. As inscrições gratuitas estão abertas on-line e podem ser realizadas até o dia do evento. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No evento, haverá palestras, panfletagem acerca do tema, dinâmicas, entrega de brindes, entre outras atividades educativas. “Nosso objetivo é conscientizar a população (intra-hospitalar, pacientes, acompanhantes, visitantes, estudantes e profissionais) sobre o câncer de próstata, como também a promoção e prevenção a saúde”, explica a técnica de enfermagem do HC Suelice Guedes.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e mais letal na população masculina. De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 65.840 novos casos da doença no Brasil a cada ano do triênio (2020/2022), que resultam em, aproximadamente, 16 mil mortes por ano. Idade (acima de 55 anos), histórico familiar e obesidade são alguns dos fatores de risco que podem aumentar as chances do indivíduo adquirir esse tipo de câncer.

Considerado uma doença grave, o câncer de próstata possui cura quando diagnosticado precocemente, sendo capaz de ser descoberto por meio do exame de PSA, toque retal ou biópsia. De acordo com a profissional, após a identificação do problema com um especialista, o melhor tratamento será indicado ao paciente, podendo estar sujeito a uma cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou observação vigilante. “No entanto, o preconceito e o tabu ainda são as principais causas que levam vários homens a não procurarem um serviço especializado”, completa Suelice.

O simpósio ainda vai contar com a presença de diversos especialistas para discutir temas importantes para o desenvolvimento dos profissionais e estudantes da área da saúde, como “Papel do Urologista na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, às 8h; “Papel do Oncologista clínico: Intervenção precoce ou tardia?”, às 8h30; “Aspectos hereditários do câncer de próstata”, às 9h; “Cuidados paliativos em câncer avançado da próstata”, às 9h30; entre outros.

O evento foi organizado pela Comissão de Eventos de Oncologia do HC em parceria com a enfermeira Luana Pinheiro, do Setor de Navegação Oncológica, que foi responsável por elaborar toda a programação do simpósio.

Data da última modificação: 28/11/2022, 11:05