HC promove ações para celebrar a Semana da Enfermagem e homenagear profissionais

Ações são destinadas aos profissionais, residentes e estudantes em atuação no hospital-escola

“O Trabalho de Enfermagem no Contexto de Crise” será o tema da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem  no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, que terá dois eventos on-line, nesta quarta-feira (12) e no próximo dia 20, das 14h às 16h, para celebrar e homenagear os profissionais que estão há quase 14 meses na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19 em Pernambuco. Com realização da Divisão de Enfermagem do HC e apoio do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE, as ações são destinadas aos profissionais, residentes e estudantes em atuação no hospital-escola, com direito a certificado fornecido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nepe). O acesso será via Microsoft Teams.

Os dois eventos serão compostos por mesa de abertura, lançamento do vídeo de homenagem aos profissionais de enfermagem (no dia 12), palestras, sorteios de brindes e homenagens a dois profissionais que faleceram neste período da pandemia. “O tema desta Semana de Enfermagem reflete o momento que estamos vivendo como profissionais de linha de frente. As palestras buscam também refletir sobre o momento político da categoria, destacando o projeto de lei (PL 2564/2020) que traz como pontos principais o piso salarial da categoria e a jornada de 30 horas para todos os profissionais de enfermagem”, explica o chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Francisco Amorim.

No dia 12, a partir das 14h, estão previstas a exibição de vídeo em homenagem aos profissionais de enfermagem, as palestras “Avanços Políticos e Sociais para a Enfermagem: PL 2564/2020 e Consultórios de Enfermagem”, com a enfermeira e Gerente de Saúde da Prefeitura do Recife Priscila Ferraz, e “A atuação do profissional de Enfermagem no cenário de crise: competência/protagonismo”, apresentada por Aloísia Pimentel Barros, professora do Departamento de Enfermagem. Haverá ainda sorteio de brindes e homenagem ao enfermeiro Marcone César Tabosa Assunção.

O segundo dia do evento, em 20 de maio, terá início com a palestra “Desafios políticos da Enfermagem: PL 2564/2020: Implicações para o Técnico de Enfermagem”, apresentada pelo enfermeiro do Hospital da Restauração SES-PE Rodrigo Patriota Pires. Felipe Gomes dos Santos, técnico em Enfermagem da UTI do HC, será o responsável pela outra palestra do dia: “Experiência do Técnico de Enfermagem na linha de frente de enfrentamento à Covid-19”. Além das palestras, o segundo dia contará com atividades, entrega de prêmios e homenagem ao técnico de Enfermagem Egrinaldo Felipe dos Santos.

Data da última modificação: 11/05/2021, 16:56