HC participa do Programa de Imersão em Transformação Digital

A capacitação teve início no dia 2 deste mês e vai até 12 de abril, sendo destinada à equipe do SGPTI e às chefias do Setor de Farmácia e do Laboratório do HC

O Hospital das Clínicas da UFPE está participando do Programa de Imersão em Transformação Digital, um minicurso de formação de Mindset Digital para liderar projetos de inovação, em parceria com o Laboratório de Inovação do Sebrae (Sebrae Lab). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A capacitação teve início no dia 2 deste mês e vai até 12 de abril, sendo destinada à equipe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) e às chefias do Setor de Farmácia e do Laboratório do hospital-escola.

Por meio de palestras e mentorias com os consultores do Sebrae, estão sendo trabalhados os desafios e dificuldades nesses três setores do hospital-escola. De acordo com a chefe do SGPTI do HC, Shirley Cruz, essa capacitação faz parte de um conjunto de iniciativas que visam à reestruturação do SGPTI para o setor de Saúde Digital conforme determina o novo organograma da Ebserh.

“Essa iniciativa é importante, pois os nossos colaboradores vão aprender a identificar e a descobrir serviços e produtos inovadores por meio de técnicas de avaliação de propostas de valor baseadas em Lean Startup (startup enxuta) e Design Thinking (pensar como designer)”, explica.

Shirley Cruz também reforça que o treinamento vai trazer diversos benefícios para o HC. “Por meio do aprendizado de metodologias ágeis e dinâmicas, a equipe vai aprender a explorar melhor o problema, pensar em soluções múltiplas e em conjunto com áreas multissetoriais. Ao descobrir esses problemas, poderemos focar em soluções reais”, afirma.

“Essas ações contribuem para o desenvolvimento do mindset de atuar como uma startup, provocando a abertura para maior interação do entendimento de problemas reais e a geração de soluções. Assimilando métodos ágeis, promovendo o foco no cliente, agilidade no desenvolvimento de soluções mais aderentes à realidade, sem falar que as soluções desenvolvidas pela equipe poderão monetizar e gerar uma alternativa de receita”, relata a gestora de Projetos de Inovação Aberta do Sebrae, Conceição Moraes.

“Entendimento do problema” e “Proposta de valor” são alguns dos temas que já foram abordados no treinamento. “Canais de vendas e modelagem de receita” foram trabalhados de 16 a 22 deste mês. Os próximos serão “Prototipação”, nos dias 29 e 30 deste mês; e “Pitch”, em 6 de abril. No dia 12, o treinamento será finalizado com as mentorias por equipe.

Data da última modificação: 24/03/2021, 17:18