Notícias Notícias

Voltar

HC participa de mutirão nacional de exames de câncer de pele amanhã (1º)

O mutirão de amanhã acontece em 132 postos de atendimento em vários estados do Brasil

O Hospital das Clínicas da UFPE realiza ação que oferta exames preventivos gratuitos de câncer de pele à população, amanhã (1º), no Ambulatório de Dermatologia, das 9h às 15h. A iniciativa integra o mutirão nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em alusão ao “Dezembro Laranja”, movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento do câncer de pele. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No HC, a ação será realizada por médicos do ambulatório, voluntários e residentes, além de pessoal de apoio. “Haverá exames clínicos e informações sobre a prevenção da doença. Em caso de diagnóstico de câncer, a pessoa passa a ser acompanhada por nosso ambulatório e será operada para a retirada”, explica a dermatologista do HC, Cláudia Ferraz.

As recomendações médicas incluem a adoção de uma série de medidas preventivas de redução do dano solar na pele. “É importante evitar o sol (principalmente das 10h às 16h); utilizar chapéus, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal; além do uso diário de protetor solar”, diz Cláudia Ferraz. 

A SBD recomenda que o protetor solar deve ter, no mínimo, fator 30, e deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 30% de todos os tumores malignos do Brasil são câncer da pele, sendo o tipo mais prevalente no país. Para o biênio 2018/19, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma (causado pela exposição solar) – o melanoma tem causa genética.

No último dia 13, o Serviço de Cirurgia Plástica do HC operou 30 pacientes para a retirada de câncer de pele, em outra ação nacional abraçada pelo hospital.

O mutirão de amanhã acontece em 132 postos de atendimento em vários estados do Brasil. Em Pernambuco, a ação acontece em oito locais. Além do HC e da Policlínica da Univasf, em Petrolina (ambos administrados pela Ebserh), participam Oswaldo Cruz, Imip, Otávio de Freitas, Santo Amaro (Santa Casa de Misericórdia), Cisam e UPAE de Caruaru.

Data da última modificação: 30/11/2018, 09:57