Notícias Notícias

Voltar

HC lembra o Dia Mundial para agradecer ao doador de sangue

Hospital tem uma Agência Transfusional, setor responsável por armazenar sangue e seus componentes, realizar exames pré-transfusionais

O 14 de junho é a data mundial dedicada a celebrar e agradecer aos milhões de doadores voluntários de sangue, além de servir para conscientizar a população para a importância de praticar esse ato solidário. O Hospital das Clínicas da UFPE tem uma Agência Transfusional, setor responsável por armazenar sangue e seus componentes, realizar exames pré-transfusionais e liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As regras de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19 diminuíram a quantidade de doadores e, consequentemente, de estoque no Hemope (hemocentro coordenador do Estado) em cerca de 50%. É de lá que vêm o sangue e os seus componentes que abastecem a Agência Transfusional do HC, que, por sua vez, dá suporte às equipes que realizam cirurgias e procedimentos em que são necessárias as transfusões.

“Cerca de 1,6% da população brasileira doa sangue com regularidade, segundo o Ministério da Saúde, em 2019, e sempre estamos precisando fazer campanhas para aumentar a quantidade de doações. Em países de alta renda, esse índice varia de 3% a 5%. No Hemope, por exemplo, são necessárias cerca de 300 doações por dia”, explica a responsável técnica pela Agência Transfusional do HC, Irmgard Buhr. 

A hemoterapeuta Irmgard Buhr salienta a importância da conscientização de todos sobre a doação de sangue e destaca a necessidade de os médicos cirurgiões solicitarem aos seus pacientes que vão ser operados, no mínimo, duas ou três doações para suprir o estoque do hemocentro. “É importante sempre incentivar as pessoas a esse gesto de tanta solidariedade. Tem uma campanha que diz que quem doa sangue, compartilha vida”, afirma ela.

O sangue é insubstituível e é importante para salvar vidas nos atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, por exemplo, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.

PARA DOAR – No Brasil, para doar sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Para os menores de idade (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento por escrito dos responsáveis e a presença do responsável a cada doação. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Além disso, o doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Para evitar aglomeração, o Hemope disponibiliza o agendamento da doação pelo telefone: 0800-081-1535. O agendamento é realizado no horário das 7h30 às 17h.

Data da última modificação: 12/06/2020, 18:08