HC lança campanha para captação de doadores de sangue

Os interessados em participar podem se cadastrar pelo e-mail prosanguehcufpe@gmail.com e já agendar o horário de 6 a 8 de julho

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje (14), o Hospital das Clínicas da UFPE lança nova campanha de captação de doadores, que será realizada de 6 a 8 de julho, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco). Aberta à comunidade hospitalar (profissionais, estudantes, residentes, usuários e acompanhantes que preencham os pré-requisitos para as doações), a ação será das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os interessados em participar podem se cadastrar pelo e-mail prosanguehcufpe@gmail.com e já agendar o horário em algum desses três dias de julho em que a equipe de profissionais do Hemope estará no HC.

A ação faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Em novembro do ano passado, campanha semelhante foi realizada no HC, com 114 doações efetivadas.

Com a pandemia da Covid-19, o número de doações diminuiu no Brasil em virtude das medidas de restrições e do receio de parte da população, o que amplia a importância de ações como esta e a necessidade de campanhas educativas ressaltando a importância da doação de sangue. “Em 2020, o Ministério da Saúde registrou queda de 15% a 20% de doadores nos hemocentros e destacou a associação com a pandemia. A manutenção de estoques reguladores de sangue nos hemocentros é fundamental para a garantia das hemotransfusões e/ou hemoterapias, sobretudo em momentos de crises sanitárias. Com essa campanha, esperamos estimular a participação das pessoas e minimizar o impacto de eventuais desabastecimentos”, explica a assistente social Marcelle Nogueira, uma das coordenadoras da ação.

No Brasil, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, mas, em virtude das medidas de biossegurança impostas pela pandemia de Covid-19, as ações itinerantes do Hemope estão captando doadores de 18 até 69 anos (até 60 anos, se esta for a primeira doação), já que os menores de idade precisariam da presença de um dos responsáveis.

“Quem doa sangue, compartilha vida. Sempre é momento de exercitarmos a solidariedade tanto doando quanto convidando e incentivando alguém a doar sangue. Neste tempo de pandemia, se for para sair de casa, saia para fazer o bem”, convida a hemoterapeuta Irmgard Buhr.

CRITÉRIOS – Além da faixa etária indicada para doação, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, estar em bom estado de saúde, não ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias. Caso o doador já tenha sido vacinado contra a Covid-19, é preciso um intervalo de mais de sete dias (ou dois dias, se com a Coronavac) para a doação. Além disso, o doador tem que estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. No dia da doação, é importante apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.

Vale lembrar que a doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Data da última modificação: 14/06/2021, 18:25