Notícias Notícias

Voltar

HC inicia campanha “Pessoas trans são como você: humanas e merecem respeito”

Atividade começou hoje (17), Dia Internacional de Luta Contra a LGBTIfobia

O Dia Internacional de Luta Contra a LGBTIfobia, celebrado nesta segunda-feira (17), foi marcado pelo início da campanha do Hospital das Clínicas da UFPE “Pessoas trans são como você: humanas e merecem respeito”, composta por ações educativas no hall da Portaria 1 e no perfil no Instagram, publicação da Portaria nº 154, de 17 de maio de 2021, que regulamenta os procedimentos e infração administrativa quanto à prática de ato discriminatório étnico-racial e/ou em virtude de sua orientação sexual e/ou identidade e expressão de gênero no âmbito do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No rol das ações pedagógicas, houve entrega de folhetos educativos sobre o assunto para os profissionais do hospital-escola, além de campanha no totem da Portaria 1. Durante esta semana, haverá campanha no perfil do Instagram do HC (@hc.ufpe). Ao longo do ano, haverá também cursos de sensibilização com a comunidade hospitalar com informações e conceitos sobre boas práticas no cuidado assistencial à população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais).

“São importantes essas atividades para diminuir o preconceito que há na sociedade e chamar a atenção para que essas pessoas sejam respeitadas e tenham acesso aos seus direitos”, afirma a residente em Medicina Fetal do HC Anne Farias.

O HC é referência para a população LGBTI por meio do seu Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans, um dos cinco centros públicos do Brasil a realizar a cirurgia de redesignação sexual de forma gratuita. “Essa é uma oportunidade de as pessoas conhecerem o nosso trabalho e incorporarem práticas que favoreçam o trânsito das pessoas trans para que possam acessar o serviço e possam ser acolhidos da forma adequada para o seu cuidado efetivo e integral, que é a missão de nosso trabalho”, explica a coordenadora do Espaço Trans do HC, Suzana Livadias.

A campanha é uma parceria entre o Espaço Trans e o Núcleo de Políticas LGBT da UFPE, com apoio institucional da Superintendência do HC e da Reitoria da UFPE.

Data da última modificação: 17/05/2021, 17:40