Notícias Notícias

Voltar

HC incentiva doação de leite humano para bebês prematuros

Hoje, 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Leite Humano

A dona de casa Mayara Santana, 22 anos, não tem leite suficiente para alimentar a sua filha Alice que nasceu, no último dia 10, no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh. A bebê tem se alimentado graças a um gesto de solidariedade: a doação de leite feita por outras mães. “Tenho muita dificuldade de produzir o leite e não estou conseguindo amamentar a minha filha. Gostaria de agradecer a essas mães que doaram este leite! Elas estão fazendo a diferença. Estão contribuindo para a recuperação e desenvolvimento dos bebês que, assim como Alice, nasceram prematuros”, disse. Hoje, 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, e o HC é uma das unidades de saúde que possui um Banco de Leite. A data, instituída pela Lei nº 13.227/2.015, tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação do leite humano, além de ser uma iniciativa para a promoção do aleitamento materno.

No HC, todo leite doado é recebido pelo Banco de Leite da instituição e, após passar por avaliações e procedimentos para garantir que ele esteja seguro e isento de micro-organismos, é destinado aos bebês prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital-escola. Segundo a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite do HC, Jackelyne Faierstein, essa data é fundamental, porque possibilita uma maior visibilidade sobre a necessidade da doação desse leite materno. “Esse leite não é comercializado, dependemos, exclusivamente, de uma mulher que está com leite excedente e que possa doar. Gostaríamos de agradecer a todas as mães que se disponibilizam a doar, inclusive, muitas delas são as próprias colaboradoras do hospital”, explica.

A equipe do Banco de Leite também é responsável por realizar as entrevistas com as possíveis doadoras para avaliar se estão aptas, fornecer orientações e apoio em relação à coleta e ao fornecimento de todos os recipientes de armazenamento, além de agendar e disponibilizar um carro para buscar o leite na residência das doadoras. Todas as medidas de segurança estão sendo seguidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Ainda de acordo com Jackelyne Faierstein, esse alimento é fundamental para o bebê porque não existe nenhum outro à altura do leite materno. “Nenhum outro leite vai chegar ao que o leite materno proporciona, principalmente, para os bebês prematuros já que eles têm uma grande necessidade de se prevenirem das infecções e só esse leite pode dar um suporte maior”, salienta.

A dona de casa Taciana Nascimento, 25 anos, sabe bem da importância e dos benefícios que o leite materno proporciona para os bebês. Ela teve a sua primeira filha Isadora, no HC, em fevereiro, quando estava no 5º mês de gestação. Isadora segue internada na UTI Neonatal, e o leite materno tem sido fundamental para a sua recuperação. Taciana possui leite excedente e, além de alimentar a filha, ela também contribui para a alimentação de outros bebês e se tornou uma doadora frequente. “Meu sonho sempre foi ser mãe. Apesar das dificuldades que tive na gestação e durante o nascimento da minha filha, ela está se recuperando no tempo dela, no ritmo dela. Eu fico muito aliviada por ter leite o suficiente, por conseguir alimentá-la, mas existem outras mães que não conseguem. Eu me sinto importante porque estou ajudando esses outros bebês e enquanto eu tiver leite, pretendo continuar doando”, afirma.

As mulheres, que também estiverem interessadas em doar leite, podem entrar em contato por meio do telefone (81) 2126.3831, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, ou podem se dirigir até o Banco de Leite, localizado no nono andar do HC.

Data da última modificação: 19/05/2021, 17:56