Notícias Notícias

Voltar

HC, em parceria com o Hemope, realiza evento de doação de sangue hoje (12) e amanhã (13)

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade

Margarete da Silva Alves, 45 anos, moradora de Goiana (a 64 km do Recife), sabe a importância da doação de sangue para salvar vidas. Ela é doadora habitual e foi a primeira pessoa a participar da ação que o Hospital das Clínicas da UFPE realiza em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) hoje (12) e amanhã (13). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Margarete é eletricista em uma fábrica de automóveis e aproveitou a vinda ao HC para trazer a filha (que é acompanhada por um dos ambulatórios) para colocar a doação de sangue em dia. “Tenho o hábito de doar sangue desde jovem e aproveitei a oportunidade já que deu o tempo entre uma doação e outra (no caso das mulheres é a cada quatro meses; e homens, a cada três meses). É importante fazer esse ato de solidariedade: faz bem para a gente e para as outras pessoas”, explica.

Foto: HC-UFPE/Ebserh

Doadores participam de campanha até amanhã

A ação faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC, que atuará em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. “Sabemos que o Hemope e outros hemocentros do Brasil estão com baixo estoque e precisam das doações para salvar vidas. A nossa campanha tem essa intenção, além de conscientizar as pessoas de que a doação é um ato permanente”, explica a assistente social Marcelle Nogueira, do HC.

Essa ação de doação de sangue prossegue nesta sexta-feira, na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC (próximo à Portaria 4), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Para os menores de idade (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento por escrito dos responsáveis e a presença de um responsável no ato da doação. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Também não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias.

Além disso, o doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum.

A doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Data da última modificação: 12/11/2020, 15:19