Notícias Notícias

Voltar

HC e Fiocruz discutem Doenças Autoimunes e Arboviroses de 26 a 28 deste mês

O evento promoverá troca de experiências clínicas e acadêmicas, amplo debate e também fomentação da produção científica

O Hospital das Clínicas da UFPE e a Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (Fiocruz) promovem a I Semana Científica de Doenças Autoimunes e Arboviroses, de 26 a 28 deste mês. O evento tem o intuito de congregar profissionais e demais membros da comunidade hospitalar interessados nas temáticas, promovendo troca de experiências a partir da participação de pesquisadores e especialistas do HC e de outras instituições. O HC é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com o professor de Clínica Médica e organizador do evento, Carlos Brito, o objetivo principal das ações realizadas durante os três dias é capitalizar e difundir informações sobre as arboviroses e doenças autoimunes. “Com a integração da discussão sobre os tópicos principais da semana, o evento promoverá troca de experiências clínicas e acadêmicas, amplo debate e também fomentação da produção científica, elementos que são essenciais para o desenvolvimento dessas temáticas”, explicou.

A Semana se subdivide em três atividades: a primeira a ser realizada no dia 26 no Ambulatório de Reumatologia e também na Fiocruz PE (antigo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães), no Campus Recife da UFPE, sendo uma troca de experiência com professores convidados destinada especificamente ao corpo clínico do Serviço de Reumatologia do HC e explorando as complicações reumatológicas que podem surgir em decorrência das arboviroses – tudo com base em casos clínicos reais.

Já o segundo momento, a ser realizado no dia 27, será um Encontro Científico entre a Fiocruz Pernambuco e o HC, aberto ao público interessado em Arboviroses, no auditório da Fiocruz PE. Esse encontro terá um cunho fortemente teórico, contando com palestras que discutirão os aspectos mais variados dessas doenças, desde o seu entendimento, ao diagnóstico clínico e tratamento. As inscrições devem ser feitas no local no dia do evento.

A semana se encerra com a I Jornada de Doenças Autoimunes e Terapia Biológica no dia 28, evento organizado por outra instituição que promove educação continuada (o Instituto Autoimune) que visa discutir essas temáticas à luz de diferentes áreas e novos tratamentos. A jornada, que ocorre das 8h20 às 18h, é destinada a pesquisadores, profissionais e estudantes da área de saúde, e englobará diversas conferências, relatos de casos e apresentação de trabalhos científicos, também no auditório da Fiocruz. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site.

Dentre os destaques dos especialistas participantes da semana, está o pesquisador francês das áreas de Doenças Infecciosas e Medicina Tropical, Fabrice Simon, do Hospital Universitário de Marselha (França), que ministrará tópicos em todos os eventos programados, sempre com tradução simultânea.

 

 

Data da última modificação: 18/04/2018, 13:49