Notícias Notícias

Voltar

HC dá continuidade às ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Na manhã de hoje (11), a ação ocorreu na Portaria 4 e contou com distribuição de panfletos sobre violência contra a mulher e apresentação cultural

“Por mim, por nós e por elas: homens e mulheres pelo fim da violência contra a mulher” é o mote das atividades que estão ocorrendo no Hospital das Clínicas da UFPE durante toda a semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na manhã de hoje (11), a ação ocorreu na Portaria 4 da instituição e contou com distribuição de panfletos informativos sobre violência contra a mulher, apresentação cultural, dentre outros. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Tema da violência foi apresentado hoje a funcionárias e usuárias do HC

A chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do HC, Izabel Cavalcanti, ressaltou a importância de falar sobre as situações de violência que as mulheres sofrem e mencionou também que, quando uma mulher luta por outra no enfrentamento da violência, ela está lutando por todas.

Em seguida, houve a apresentação cultural do coletivo Slam das Minas (grupo de poetisas feministas da periferia do Recife) que recitou poemas com temas ligados ao feminicídio, racismo e machismo. O grupo encerrou a apresentação afirmando que “o respeito deve ser para todas as mulheres e não apenas para as mulheres das suas próprias famílias”.

“Com essa ação, estamos trazendo a mensagem de que a luta pelo fim da violência contra a mulher é papel do poder público e também da sociedade como um todo. Nós tivemos a oportunidade de informar e orientar toda a comunidade, além de acolher essas mulheres vítimas de violência”, explicou a assistente social do HC, Sandra Guedes.

Para Maria Antônia Vital de Melo, que trabalhou no HC durante 37 anos e hoje está aposentada, ações como essa são importantes porque é necessário que as informações e orientações cheguem para todas. “A violência contra a mulher está crescendo cada vez mais. Muitas são maltratadas, vivem em sofrimento, fora as que perdem a vida, então é necessário que elas saibam não só reconhecer como também buscar apoio diante de uma situação como essa”, afirmou.

Houve ainda exposição de indicadores de violência (Violentômetro), dados de violência contra a mulher em diversas situações (violência obstétrica, mortalidade materna, mulheres encarceradas etc.), explicações sobre o significado da cidadania das mulheres trans e a violência que elas também sofrem, além da distribuição de panfletos informativos e orientações promovidas pela equipe do Serviço Social à comunidade do HC.

Durante toda esta semana comemorativa, estará em exposição a mostra “Mulheres Negras pela Vida”, cedidas pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

MAQUIAGEM – Além das atividades promovidas pelo Serviço Social, a Divisão de Gestão de Pessoas, por meio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, promoveu sessão de maquiagem para as colaboradoras e usuárias, no hall da portaria 1 do HC.

SESSÕES – Para a comunidade acadêmica da UFPE, no dia 12, acontecem sessões de práticas integrativas e complementares em saúde, com vagas limitadas, no térreo, próximo à sala de estabilização. Serão oferecidas sessões de auriculoterapia (com início às 14h, 15h e 16h), acupuntura (14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h e 16h30) e reiki (14h, 14h45, 15h30 e 16h15). As inscrições serão feitas por meio deste link

ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA – Já no dia 19, acontece o minicurso “Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, das 8h às 12h, aberto ao público, facilitado por profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em que serão abordadas temáticas como: formas de prevenção e enfrentamento à violência, legislação e notificação de violência (o que é, quando fazer, quem deve fazer), entre outras. Será no auditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), no 4º andar.

Data da última modificação: 11/03/2020, 15:10