Notícias Notícias

Voltar

HC celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021

Ações começaram hoje (2), com a Reunião Científica da Unidade Neonatal, destinada a profissionais e residentes da área que atuam no HC, e vão até o dia 6

O Hospital das Clínicas da UFPE celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) 2021, com uma série de ações promovida pelo seu Banco de Leite Humano, desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como objetivo promover uma maior visibilidade sobre o tema para os profissionais da área de saúde e para a população em geral. O incentivo à amamentação é importante porque o leite humano é o alimento mais rico que existe. Diversas evidências científicas apontam os benefícios da amamentação não só para o bebê, mas também para a mãe, a família e a sociedade como um todo”, explica a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano do HC, Jackelyne Faierstein.

As ações começaram hoje (2), às 7h30, com a Reunião Científica da Unidade Neonatal, destinada a profissionais e residentes da área que atuam no HC, e prosseguem até a sexta (6), quando acontece uma palestra para os profissionais e residentes sobre a importância da responsabilidade de todos no apoio à amamentação, no Anfiteatro 1, com inscrições on-line. De terça a quinta-feira, as ações são dirigidas às mamães internadas no Centro Obstétrico, no Alojamento Conjunto e na Unidade Canguru, e para os seus acompanhantes. Confira a programação aqui. 

A SMAM tem este ano o tema “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos” e é uma importante ferramenta de promoção da amamentação em todo o planeta, integrando a campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo conscientizar e intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “A SMAM traz à tona a importância da participação de todos os membros da sociedade, já que os benefícios são extensíveis a todos e a proteção que o leite materno confere ao indivíduo é para toda a vida”, completa Jackelyne Faierstein.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê (recomendável como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses de idade) por conter todos os nutrientes necessários, nas quantidades certas, além dos anticorpos da mãe, o que protege e fortalece a criança.

A SMAM é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e encampada por diversas unidades de saúde no mundo.

Data da última modificação: 02/08/2021, 17:50