Notícias Notícias

Voltar

HC celebra Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão com ações hoje (25) e amanhã (26)

A lesão por pressão é um dano causado pela pressão exercida na pele por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea

A Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesão de Pele (Compele) do Hospital das Clínicas da UFPE realizou ação educativa na Portaria 1, na manhã de hoje (25), e a repetirá amanhã (26) para celebrar o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, comemorado em 20 de novembro. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileia de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Reduzir o índice de lesão por pressão e demais riscos no ambiente hospitalar é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. E isso é possível com medidas como a mudança de posição do paciente a cada duas horas, o uso de curativos preventivos e de dispositivos (como colchões especiais, coxins, travesseiros, lençóis, espumas etc.)”, explica a enfermeira e presidente da Compele do HC, Lucicláudia Menacho, que ainda destaca outras ações, como a manutenção da higiene corporal, hidratação diária da pele, ingestão nutricional e hídricas adequadas, orientação ao paciente e sua família sobre o assunto, entre outras medidas.

A lesão por pressão é um dano causado pela pressão exercida na pele por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea causando o dano em pessoas acamadas, cadeirantes ou com restrições ou impossibilidade de mudar de posição. “Nos períodos mais críticos da pandemia de covid-19, aumentaram os casos de lesão por pressão no mundo todo porque o paciente grave da UTI ficava internado por muito tempo e precisava estar cerca de 16 horas por dia na posição prona (de bruços) para aliviar a pressão nos pulmões, o que não possibilitava o reposicionamento frequentemente do corpo”, relata Lucicláudia Menacho.

Data da última modificação: 25/11/2021, 17:24