Notícias Notícias

Voltar

HC atende cerca de 600 pessoas em mutirão para tratar doenças vasculares

Previamente agendadas para o evento, essas pessoas passaram por exames, receberam diagnóstico e algumas já foram tratadas imediatamente

Cerca de 600 pessoas com doenças venosas, linfáticas e arteriais periféricas foram atendidas no Ambulatório de Cirurgia Vascular e Angiologia do Hospital das Clínicas da UFPE, hoje (27), pela manhã e à tarde. A ação chamada “Circulando Saúde” foi uma parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e a sua Regional Pernambuco (SBACV-PE) e aconteceu pelo segundo ano seguido no hospital-escola, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Atendimento foi feito por médicos e residentes do HC

Previamente agendadas para o evento, essas pessoas passaram por exames, receberam diagnóstico e algumas já foram tratadas imediatamente por meio de escleroterapia com espuma (para eliminar ou diminuir as varizes), que, em casos específicos, evita que o paciente seja internado e passe por cirurgias. Os pacientes que necessitarem de intervenções cirúrgicas serão agendados e passarão a ser acompanhados por consultas.

A ação também distribuiu gratuitamente todo o material necessário para a realização dos procedimentos ambulatoriais e também para o pós, como as meias que são recomendadas após o procedimento, as loções que auxiliam no tratamento reduzindo sintomas como cansaço nas pernas e nos pés e os remédios para redução de edemas.

“Esse é o segundo ano que realizamos essa ação, atendendo os pacientes que estavam na fila de espera, organizando de acordo com as prioridades, para eles retornarem posteriormente para dar segmento ao tratamento. Também encaminhamos os pacientes para as devidas clínicas quando não havia um problema vascular. Nosso objetivo hoje foi agilizar o diagnóstico e as formas de tratamento”, explicou a cirurgiã vascular Catarina Almeida, do HC.

Para a dona de casa, Rosineide Fernandes da Silva, iniciativas como essa são muito importantes porque oferecem oportunidade para os pacientes que sofrem com dores e incômodos serem diagnosticados mais rápido e passem a ter acesso ao tratamento. “Procurei o ambulatório de (cirurgia) vascular porque tenho muitas varizes. Sinto muitas dores e cansaço nas pernas. Isso atrapalha muito a minha rotina porque não consigo fazer minhas atividades direito e, às vezes, nem consigo andar. Para mim, foi muito positivo. Já recebi o diagnóstico e fui encaminhada para o tratamento”, afirmou ela.

Participaram do mutirão a equipe do Serviço de Cirurgia Vascular e Angiologia do HC, residentes e médicos da especialidade que atuam na cidade do Recife.

Data da última modificação: 27/09/2019, 14:25