Notícias Notícias

Voltar

HC abre Semana Brasileira de Enfermagem com reflexão sobre o papel dos enfermeiros na pandemia de covid-19

Programação seguirá na próxima quinta-feira (19), pela manhã, voltada para os técnicos e auxiliares de Enfermagem

Foto: Vitória Galvão/Comunicação HC
Evento reuniu profissionais no Anfiteatro 1 do HC 
 

O Hospital das Clínicas da UFPE abriu a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, hoje (12), Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, com evento que promoveu uma reflexão sobre a atividade dos profissionais da Enfermagem no contexto da pandemia de covid-19, no Anfiteatro 1 do hospital universitário, por meio de mesas-redondas e palestras. A programação seguirá na próxima quinta-feira (19). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

“O nosso evento tem como missão pensar no pós-pandemia e saber o que aprendemos e já estamos colocando em prática. Os profissionais de Enfermagem são os pilares de qualquer unidade de saúde porque estamos o tempo todo ao lado dos pacientes”, explica o chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Francisco Amorim, em sua apresentação na abertura do evento.  
 
A partir do assunto central “A Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”, diversos temas foram trazidos para o debate, como “Modificações impactantes para a Enfermagem no contexto pandêmico” e “Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?”, entre outros.
 
“A Enfermagem está na linha de frente da assistência à saúde. É o berço do cuidado e da interdisciplinaridade e responsável por incontáveis momentos de aprendizado que é prestado aos outros profissionais da equipe de assistência na prática do dia a dia. São ensinamentos que, muitas vezes, não estão nem nos livros”, ressaltou o gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Moura, que representou o superintendente do hospital, Filipe Carrilho. 
 
Participaram do evento representantes de órgãos de classe (Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Associação Brasileira de Enfermagem - seção Pernambuco e Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco), da UFPE (Graduação e Pós-Graduação de Enfermagem e Reitoria), além da gestão do HC. 
 
O evento prosseguirá com novas mesas-redondas e palestras, na próxima quinta-feira (19), véspera do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem com a reflexão sobre a importância desses profissionais no contexto da pandemia, abordando questões como “Tecnologia e inovação para o cuidado em Enfermagem “ e “A Enfermagem do futuro: sensibilização, visibilidade e valorização do profissional de Enfermagem”, entre outros.
Data da última modificação: 12/05/2022, 15:39