HC abre a Semana da Prematuridade com série de ações hoje (16)

As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (19)

A Semana da Prematuridade começou no Hospital das Clínicas da UFPE, hoje (16), com uma série de ações voltadas às mamães e papais dos bebês e para os profissionais e residentes do hospital universitário para celebrar o Novembro Roxo, campanha de sensibilização sobre a prematuridade. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (19), algumas de forma presencial e outras de modo on-line. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Moisés de Holanda/HC-UFPE/Ebserh

Familiares de prematuros participam de roda de conversa

A programação começou na manhã desta terça, com panfletagem e realização de um quiz no hall da Portaria 1 do HC por profissionais e estudantes membros do Projeto HumanizaREM da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC. Na sequência, houve uma roda de conversa com os familiares de prematuros, com o tema: “Parentalidade e cuidado com apego”, com a assistente social Marina Figueiredo e a psicóloga Paula Tenório, que criaram uma dinâmica com o grupo, que contou com depoimentos, quiz, canção de ninar, lanche, entre outras ações. Os bebês ganharam kits de higiene, fraldas e roupinhas em ação promovida pela Comissão de Humanização do HC.

“O tema deste ano do Novembro Roxo (“Separação Zero: Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”) aborda essa questão do vínculo e do afeto e dos benefícios que eles trazem e foi isso o que construímos com eles nesta roda de conversa”, explicou a psicóloga Paula Tenório. “A gente trouxe a reflexão sobre o apego, o afeto, a criação do vínculo e a não violência mostrando ferramentas como o olhar, o contato pele com pele e a voz, afinal, somos seres relacionais”, completou a assistente social Marina Figueiredo.

Integrantes do Projeto HumanizaREM realizaram atividades na Portaria 1

Mãe da bebê Maria Cecília (nascida há uma semana), a estudante Joana Nicole já está realizando o cuidado com apego. “Desde a barriga, já cantava para a minha filha e ela ficava se mexendo. Agora, quando ela chora, canto também e ela se acalma. Está sendo maravilhoso viver essa experiência como mãe, vendo Maria evoluir e estando bem. Tem sido um grande aprendizado”, revelou a mamãe de primeira viagem.

Morador de Caruaru, o autônomo Ivo Rafiny, pai de João Felipe (também nascido há uma semana), gostou da atividade. “Foi massa. Achei importante falar sobre essa questão do vínculo com o bebê. A gente vem numa rotina tão grande que, às vezes, nem percebe como pequenos gestos, como o olhar ou cantar uma música, são importantes”, disse ele.

À tarde, aconteceu a tutoria com residentes sobre a Retinopatia da Prematuridade, com a neonatologista Dafne Barcala e, simultaneamente, Auriculoterapia e uma roda de conversa com as mamães sobre o “Protagonismo materno na Unidade Neonatal”, com as técnicas de enfermagem Rízia Fabrício e Daniele Silva. Na sequência, a roda de conversa foi com os profissionais de saúde, com o tema “Autocuidado dos profissionais de saúde que trabalham com prematuros”, com mediação da psicóloga Paulo Tenório.

EVENTO CONTINUA – Amanhã (17), às 10h, acontece a Oficina Atualização em Sondagem Gástrica no Neonato, com a enfermeira Catarina Figueiredo. Nesse mesmo horário, será realizada a Oficina de Confecção de Brinquedos para as Mães da UTI Neonatal, com a terapeuta ocupacional Débora Danielle. Às 14h, acontece a apresentação sobre a QualiNeo, estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades, ação ministrada pela enfermeira Maria Gercina.

Data da última modificação: 16/11/2021, 18:00