Notícias Notícias

Voltar

Grupo de Trabalho da Pesca do Gabinete de Transição Governamental inicia processo participativo para ouvir diferentes setores

Participa deste GT o professor Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia da UFPE

Lideranças de setores da pesca artesanal, industrial, esportiva; aquicultura - piscicultura, carcinicultura, maricultura e aquicultura ornamental, e vários pesquisadores participaram de reunião promovida pelo Grupo de Trabalho da Pesca do Gabinete de Transição Governamental, na terça-feira (22), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), que contou com transmissão on-line. Participa deste GT o professor Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia da UFPE.

Foto: Divulgação

Reunião do GT Pesca no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Foram discutidos temas transversais, sobre indústria de processamento, pesquisa, extensão pesqueira e aquícola, gestão/monitoramento/estatística, relações internacionais. Durante o evento, a coordenação do GT apresentou a proposta metodológica para construção do diagnóstico setorial, contendo breve contexto geral da atividade, principais avanços e retrocessos, entraves e recomendações.

Segundo Ramalho, foi um momento importante para ampliar o debate das 32 lideranças presentes de diferentes estados do Brasil, com outros atores relacionados ao tema. Será elaborado um documento a ser encaminhado para a coordenação até o dia 2 de dezembro. Desde o início dos trabalhos, a equipe tem se dedicado a construir um processo participativo com o objetivo de apresentar um documento ao presidente Lula, que represente um mapa crítico da situação da pesca e aquicultura do país.

Coordenam o GT Altemir Gregolin, Antônia do Socorro Pena, Carlos Alberto Leão, Carlos Alberto Pinto dos Santos, Cristiano Ramalho, Ederson Pinto da Silva, Flávia Lucena e João Felipe Matias.

Data da última modificação: 24/11/2022, 09:53