Grupo de pesquisa e extensão Tapioca promove roda de conversa sobre jogo voltado para a sustentabilidade

A poluição plástica é o tema de uma roda de conversa on-line que será promovida amanhã (21), às 14h, via YouTube, pelo grupo de pesquisa e extensão Tapioca, laboratório interdisciplinar sobre dinâmica física, biogeoquímica, ecológica e humana do Atlântico Tropical, uma ação mista entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França (IRD). Para ganhar certificado, é preciso se inscrever.

O encontro falará do jogo Cartas contra o Planeta. O jogo, criado em 2020, foi idealizado por Cristiano Lopes, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da UFRPE e coordenador dos projetos de extensão do LMI Tapioca, e por Ricardo Ruiz, membro executivo da Global Innovation Gathering. Os conteúdos das cartas foram construídos por meio de um projeto de extensão do grupo de pesquisa em Ciências do Mar LMI Tapioca e teve o financiamento do IRD.

Cartas Contra o Planeta é um jogo de cartas desenvolvido para ampliar o debate sobre as causas e as consequências da ação humana no clima. O jogo conta com mais de 300 cartas que remetem a fenômenos ambientais e fatos históricos relacionados a eventos naturais e desastres ambientais, mas também ações mitigadoras e preservacionistas. Este ano, o jogo foi apresentado no re:publica, festival internacional sobre cultura geek, tecnologia e inovação social.

Data da última modificação: 20/09/2022, 14:04