Grupo de estudos sobre imaginário promoverá reapresentação de trabalhos de forma on-line

Trabalhos foram apresentados em seminários internacionais sobre o tema

Hoje (6) e nos próximos dias 13 e 20, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Imaginário promoverá uma série de palestras com a reapresentação de seus trabalhos que foram publicados em seminários internacionais. O evento contará com a presença de estudantes e professores da graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UFPE e UFPB e entidades parceiras como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). As apresentações são abertas para todos os públicos e ocorrerão de forma totalmente on-line, sempre a partir das 14h, sem necessidade de inscrição prévia. Os interessados em participam devem escrever para mariavitorias.amaral@ufpe.br solicitando o link de acesso.

Os trabalhos tiveram apresentação inicial no I Seminário Internacional e III Seminário Colombiano sobre Imaginários e Representações. Esses foram espaços acadêmicos de compartilhamento de investigações, abordagens teóricas e metodológicas, abertos aos membros da Rede Iberoamericana de Investigações em Imaginários e Representações (RIIR) e investigadores interessado em geral. A atividade contou com um comitê científico internacional de membros da RIIR representando mais de 50 instituições da Argentina, Chile, Bolívia, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Venezuela, México e Espanha.

No penúltimo dia do evento, também foi prestada uma homenagem para a professora Danielle Perin Rocha Pitta – professora aposentada do Departamento de Antropologia e Museologia e da Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, responsável por introduzir a Teoria do Imaginário no Brasil e fundadora do Núcleo de Estudos sobre o Imaginário – agraciada com menção honrosa por sua dedicação, difusão de conhecimentos e contribuição valiosa aos estudos do Imaginário e ao RIIR.

Atualmente, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário é liderado pela professora Vitória Amaral, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE e UFPB. Vitória Amaral foi presidente eleita da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) (2013-2015), da Red Iberoamericana de Representaciónes y Imaginários (RIIR) e em 2019 foi uma das três componentes da Comissão Diretora do Consejo Latinoamericana de Educación por la arte (CLEA).

Data da última modificação: 06/10/2020, 18:34