Grupo de Estudos sobre a Ásia da UFPE recruta novos pesquisadores

O Instituto de Estudos da Ásia (IEÁsia) da UFPE está com inscrições abertas para novos pesquisadores que tenham interesse em fazer parte de seu quadro de colaboradores para este ano de 2021. Atualmente coordenado pelo professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política, o IEÁsia é o maior centro do Norte-Nordeste em investigação sobre temáticas relacionadas ao continente asiático, tendo publicado artigos e dossiês em revistas e congressos nacionais e internacionais. Os interessados devem fazer sua inscrição através do preenchimento de formulário on-line, não sendo necessário ter vínculo com a UFPE para participar do grupo de estudos.

No formulário, estão discriminadas as curadorias cujas atividades serão em princípio oferecidas pelo IEÁsia durante o ano, sem prejuízo que outras venham a ser criadas, a depender do número de interessados. Entre as atividades planejadas estão grupos de estudo, cursos de extensão, conteúdos informativos em diversas mídias sociais, além de um seminário internacional.

Criado pelo UFPE, o grupo de estudos tem entre seus objetivos e atividades disseminar o conhecimento sobre a Ásia entre alunos, professores e servidores da UFPE e do público em geral em Pernambuco; produzir conhecimento comparado sobre os processos de desenvolvimento nos países da Ásia e no Brasil; promover o intercâmbio de professores e alunos; realizar formação de alunos de graduação e pós-graduação sobre os países da Ásia; e organizar de eventos científicos e projetos de extensão, entre outros.

Em 2020, no âmbito da UFPE, o IEÁsia promoveu o evento virtual “III Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China”. O evento foi considerado um sucesso, tendo alcançado mais de 20 mil visualizações.

IEÁsia
ieasia.ufpe@gmail.com