Grupo de estudos do Centro de Educação da UFPE promove Festival de Cinema Negro de forma on-line

Evento terá como homenageado o ator Chadwick Boseman e contará com exibição de obras de produtores negros pernambucanos

A recente morte de Chadwick Boseman comoveu não só os amantes do cinema, mas também milhares de negros pelo mundo que se viam representados pelo ator nas telonas. Por isso, na próxima quarta-feira (7), ele será o homenageado do “I Festival de Cinema Geparwood”, promovido pelo Gepar UFPE. O evento acontecerá de forma totalmente remota, com exibições de curtas feitos por produtores negros do Estado e mesas-redondas. Os interessados devem fazer sua inscrição através do site oficial do festival.

O “I Festival de Cinema Geparwood” tem como objetivo estimular uma discussão acerca da contribuição, civilizacional e cultural pernambucana à arte afro-brasileira. “Consideramos que o racismo estrutural e institucional praticado pelo Estado e suas instituições públicas e privadas tem invisibilizado e ocultado produções de grande valor e de diferentes linguagens artísticas, dando ênfase à música e à dança e, desse modo, grandes artistas plásticos(as) como Emanoel Araújo, entre outros, e grandes literatos(as) como Carolina de Jesus, outro exemplo, não figuram nos discursos e currículos nacionais com a mesma frequência dos(as) negros e negras que cantam, dançam e fazem apresentações em folguedos tradicionais ligados ao Carnaval, por exemplo”, explica a professora Auxiliadora Martins, uma das produtoras do evento e responsável pelo Gepar.

“Idealizamos, portanto, o Festival de Cinema Negro Geparwood, em sua primeira edição, para celebrar a importante linguagem artística do cinema negro, ao mesmo tempo em que homenageamos personalidades envolvidas no pensar e no fazer cinema negro em Pernambuco, quais sejam: Everson Melquíades, professor da UFPE; Rennan Peixes, produtor e diretor de cinema; Andala Quituxe, atriz e produtora Cultural; e Oluyiá França, designer de moda afrofuturista e pesquisadora de cinema negro”, completou.

O Gepar (Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação) é um grupo construído através da participação de docentes e alunos do Centro de Educação da UFPE. Tem como objetivo conduzir estudos, pesquisas e intervenções baseadas nos três princípios da educação das relações étnico-raciais: consciência histórica e política da diversidade, ações educativas de combate ao racismo e às discriminações, fortalecimento das identidades e dos direitos, formação dos estudantes nas abordagens metodológicas da autobiografia e da história oral.

auxiliadora.martins@ufpe.br

Data da última modificação: 02/10/2020, 17:05