Giro Nordeste hoje (14) discute a desinformação nas eleições

Com início às 17h na TVU (canal 11.1), o programa aborda a divulgação de notícias falsas pelas redes sociais, um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos

Para falar sobre desinformação em tempos de eleição, a TVU, canal 11.1, apresenta hoje (14) o programa Giro Nordeste com a diretora-executiva da Lupa, Natália Leal. Fundada em 2015, a Lupa é uma agência de checagem de informações, além de uma plataforma de combate à desinformação por meio do fact-checking e de educação midiática. Na conversa, Natália Leal comenta sobre os prejuízos para a sociedade causados pela propagação de notícias falsas em período eleitoral e sobre os marcadores observados pela agência nas redes sociais. O programa é veiculado sempre às sextas-feiras e, durante o período de veiculação do guia eleitoral, vai ao ar às 17h.

Na entrevista, a dirigente da Lupa destaca que “a desinformação é um problema social, ela fala da gente como sociedade: dos nossos medos; dos nossos desejos; das coisas que a gente quer que sejam feitas; de como nos alinhamos com outros fatores da nossa vida como a religiosidade, a cultura e outras tantas maneiras de estar no mundo”. De acordo com Natália, “a gente não vai deixar de discutir a desinformação e os impactos dela tão cedo porque ela tá muito presente no nosso cotidiano e faz parte de uma nova lógica comunicacional, que é baseada principalmente em redes sociais”.

Com atuação em diversos veículos da grande mídia, a jornalista e dirigente da Lupa relembra que “a gente vem de uma tradição histórica em que o Jornalismo é o mediador da informação, da comunicação. Então durante muito tempo estivemos nesse lugar em que nós jornalistas apontávamos ao público o que era importante e a partir daí o público consumia a informação e hoje a gente inverteu um pouco essa lógica e o que a gente tem é todo mundo produzindo e consumindo informação ao mesmo tempo”.

Sobre o acompanhamento de informações que circulam pelas redes sociais nas eleições deste ano, a diretora da Lupa aponta que “se no primeiro turno a gente tava preocupado com a lisura do processo eleitoral, agora a gente tá no meio de um fogo cruzado sobre temas religiosos,  culturais, sobre temas que não tem em absoluto a ver com o que a gente deveria tá discutindo, que é que país queremos a partir de primeiro de janeiro de 2023”.

No programa, Natália Leal ainda comenta sobre a discussão necessária do que é o Brasil de verdade: “O brasileiro é sim um povo belicoso,  preconceituoso, escravizador. A gente tem essas heranças e a gente precisa olhar pra elas porque se a gente não olhar nunca pra esse abismo, a gente nunca vai sair do lugar e sempre os mesmos privilégios estarão colocados, inclusive na difusão de informação, inclusive na tomada das narrativas”.

Com produção da TVE Bahia, o Giro Nordeste conta com a participação remota de comunicadores de emissoras públicas de televisão e rádio da Região Nordeste e nesta edição a jornalista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Stella Maris Saldanha é uma das entrevistadoras da bancada.

Data da última modificação: 14/10/2022, 15:28