Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste discute hoje (17) o silenciamento das mulheres no mercado de trabalho

Exibido pela TVU, às 20h, o programa desta semana entrevista a defensora pública Firmiane Amâncio

O Giro Nordeste dialoga hoje (17) com a defensora pública-geral da Bahia Firmiane Venâncio. Na entrevista, temas como silenciamento das mulheres no ambiente de trabalho, morosidade na resolução do assassinato da vereadora Marielle Franco e campanhas de difamação digital contra mulheres. O programa é veiculado pela TVU (canal 11.1), às sextas-feiras, às 20h, com reapresentação na segunda-feira, às 21h. E, nesta edição, conta com a participação da jornalista da UFPE Stela Maris Saldanha na bancada virtual.

Recém-eleita para o cargo até 2025, a defensora pública-geral da Bahia não titubeia quando o assunto é assédio ou silenciamento na profissão. “Existe um padrão de violência contra a mulher nos espaços da política no Brasil”, reflete Venâncio. Segundo a convidada, esse modelo de violência “vai desde o silenciamento até tentarem inviabilizar nossas candidaturas, aquelas que pleiteiam cargos eletivos”. E completa: “Quando uma mulher ocupa um espaço de poder, as outras mulheres se animam e isso, muitas vezes, gera esse campo de tensão e de disputa política com os homens”.

Especialista em Direitos Humanos e mestra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a advogada atua há mais de 20 anos como defensora pública. Na conversa, quando indagada sobre expectativas quanto ao desfecho do assassinato da vereadora Marielle Franco, Firmiane é incisiva. “Embora a investigação esteja tramitando, eu acho que passou do tempo do Brasil responder a instâncias do sistema interamericano de Direitos Humanos acerca de sua responsabilização pela morosidade”.

A defensora cita ainda, como exemplo, o caso que deu origem à Lei Maria da Penha. “Maria da Penha foi um caso em que a Justiça demorou demais a entregar o resultado e ali houve um risco à vida de Maria da Penha. Felizmente ela conseguiu sobreviver, embora tenha ficado com problemas de mobilidade pro resto da vida”. A defensora pública da Bahia ainda conjectura que “essa demora deve gerar uma responsabilidade para o Estado brasileiro, para que nós tenhamos medidas e uma legislação que impeça tanta lentidão no esclarecimento dos crimes”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia que, desde 2020, vem construindo pontes para estimular o debate de grandes temas regionais e nacionais. São parceiras no projeto, emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 17/03/2023, 14:41