Gestores da Fade e professores da UFPE participam do 9º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás

A Fade foi representada pela gerente de Projetos, Danielle Anizia, e pela Cappe – Positiva, participou Arlindo Teixeira

Da assessoria da Fade

De 9 a 11 deste mês, ocorreu a 9º edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás – PDPetro, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) em associação com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Maceió Atlantic Suítes, em Maceió (AL). Segundo o professor Sérgio Nascimento Bordalo, presidente da ABPG, “o objetivo do congresso foi reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos da área”.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso, professor João Paulo Lima Santos, contou que “a edição do congresso apresentou uma programação diversificada, contando com a colaboração de mais de 400 trabalhos técnicos oriundos de diversas instituições do país”, e agradeceu, em seguida, ao quadro de docentes e discentes da UFAL pela parceria na execução do evento.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE foi representada pela gerente de Projetos, Danielle Anizia, e pela CAPPE – Positiva (UFPE), participou Arlindo Teixeira. “O propósito da participação da Fade foi divulgar as competências da UFPE na área de petróleo e gás, além de estreitar relações com os agentes envolvidos neste setor produtivo”, explicou Anizia.

O corpo docente da UFPE integrou o congresso como palestrante também. O professor Mário Ferreira Lima, do Departamento de Geografia da UFPE, ex-assessor da Diretoria de Exploração e Produção da ANP, ministrou o minicurso “Novas fronteiras exploratórias offshore no Brasil”, em dois momentos diferentes do encontro. Além dele, o professor Florival Rodrigues de Carvalho, do Departamento de Engenharia Química da UFPE e ex-diretor da ANP, compartilhou seus conhecimentos num painel cujo tema foi “Os caminhos para inovação na cadeia de petróleo e gás”.

Data da última modificação: 14/11/2017, 13:59