Notícias Notícias

Voltar

Gestão de Risco é tema de encontro no CCEN

Evento marcou o processo de implantação da Gestão de Risco na UFPE

Auxiliar na tomada de decisão e na implantação de processos de controle eficientes é tarefa da Gestão de Risco, tema discutido das 9h até as 17h30 de hoje, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife da Universidade. O “I Encontro de Gestão de Risco da UFPE: Experiências de Implantação nas Ifes” representa o marco inicial do processo de implantação de Gestão de Risco na UFPE.

Foto: Passarinho

Temas como governança e controles internos foram debatidos

“A Gestão de Risco não existe sozinha, ela precisa ser associada à governança e aos controles internos. Gestão de risco é fazer com que a unidade entenda os seus processos, identifique suas fragilidades, para auxiliar a governança na tomada de decisão e na implantação de controles conscientes”, explicou Juliana Dias, que é diretora de Controladoria da Pró-Reitoria de Planejamento Orçamento e Finanças (Proplan) e organizadora do evento. Ela formou a mesa de abertura do encontro junto ao reitor Anísio Brasileiro, à vice-reitora Florisbela Campos e ao pró-reitor de Planejamento Orçamento e Finanças, Thiago Galvão.

“Pensar risco é pensar em como fazer melhor os nossos processos. É importante analisar gestão de risco como um tema estratégico e transformador”, afirmou o pró-reitor, que foi seguido do reitor Anísio Brasileiro na defesa do tema. “As instituições acadêmicas precisam ousar. Eu penso que o maior risco de um país está relacionado à questão da educação. Nosso 1º desafio é fazer com todos leiam até oito anos de idade e o 2º é fazer com que todos terminem o Ensino Médio até os 18. Resolver esses desafios é essencial para o país e precisamos entender como a gestão de risco pode nos ajudar a resolver os desafios da nossa educação”, afirmou.

A abertura foi seguida da palestra “Implantação da Gestão de Riscos no setor Público”, ministrada pela professora Rossana Guerra, da UFPB. A programação conta com mais quatro palestras e a cerimônia de encerramento. O evento contou com a participação da vice-reitora Florisbela Câmara, representantes da UFPE, de outras instituições federais de Ensino Superior (Ifes), e de órgãos de controle do Estado de Pernambuco.

Mais informações
Controladoria UFPE
ufpe.controladoria@gmail.com

 

 

Data da última modificação: 05/12/2018, 14:53