Geógrafo Jan Bitoun recebe título de Professor Emérito da UFPE no próximo dia 18

Ele lecionou diversas disciplinas de graduação e pós-graduação no Departamento de Ciências Geográficas, construindo pontes com a pesquisa

O professor Jan Bitoun, do Departamento de Ciências Geográficas, recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga será realizada, no dia 18 deste mês, às 14h30, no formato on-line, com transmissão no canal da UFPE no YouTube. O título presta homenagem à relevante trajetória profissional do docente.

Jan Bitoun é graduado em Geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre/França (Licence 1970, Maitrise 1971), possui Mestrado (1978) e Doutorado (1981) em Geografia Humana e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne/França. Ingressou como docente na UFPE em 1979, onde atuou na graduação e na pós-graduação, e aposentou-se no ano de 2018. Construiu uma trajetória acadêmica e profissional pautada pela ideia de universidade pública como instituição social. Seu percurso acadêmico foi alimentado por atividades que associavam profícuo e estimulante debate teórico à práxis caracterizada por expressivo compromisso social.

Lecionou diversas disciplinas de graduação e pós-graduação no Departamento de Ciências Geográficas, construindo pontes com a pesquisa. A qualidade do ensino de Geografia, o acesso à produção e o diálogo entre a educação básica e a superior também ganharam centralidade na produção acadêmica de Jan Bitoun. Ministrou cursos para professores do ensino médio e para “capacitadores” do ensino fundamental, no âmbito de convênios com Secretarias de Educação. Também presidiu a Comissão Departamental para abertura do Núcleo de Apoio ao Ensino (NAE).

Tem diversas publicações de livros (4), capítulos de livros (40) e artigos em periódicos (10). Consta, em seu currículo, a orientação concluída de 57 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado, tendo participado de um total de 159 bancas de mestrado e 37 bancas de doutorado. Sua experiência e liderança o levaram a firmar convênios internacionais, como Capes-Cofecub.

Sua produção acadêmica pode ser reunida em três eixos temáticos: Urbanização; Cidade; e Políticas Públicas (Política de Saúde, Política das Águas, Políticas de Serviços Sociais, além de Política Urbana e Regional). Adepto da Geografia ativa e não utilitarista, marcou gerações de estudantes e colegas na UFPE. São suas marcas valorizar nos alunos a conquista de autonomia responsável no decorrer do processo de sua formação e o incentivo à utilização de uma abordagem quanti-qualitativa nos estudos geográficos.

Contribuiu ativamente na estruturação e consolidação, desde 1998, no âmbito do Departamento de Ciências Geográficas, do Observatório de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais de Pernambuco, do qual foi pesquisador líder por cerca de 20 anos. O Observatório integra, desde 2000, a Rede Observatório das Metrópoles e, desde 2009, é também um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Jan Bitoun também assumiu cargos administrativos na UFPE. Foi coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, além de coordenador do curso de graduação em Geografia. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade.

Atuou ainda na gestão municipal recifense. De 1993 a 1996, dirigiu a Diretoria de Desenvolvimento Urbano Ambiental da Prefeitura do Recife. Em 2001, assessorou a professora Tânia Bacelar na Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Recife.

PROPOSTA – A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Jan Bitoun é do Departamento de Ciências Geográficas, assinada pelos professores Alcindo José de Sá, Ana Cristina de Almeida Fernandes, Bertrand Cozic, Caio Augusto Amorim Maciel e Priscila Batista Vasconcelos, com aprovação do Conselho Departamental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O Conselho Universitário da UFPE aprovou a concessão em 20 de setembro de 2019.

Data da última modificação: 16/12/2020, 17:40