Geociências promove defesa de dissertação na sexta-feira (22)

Apresentação ocorrerá via plataforma Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeoc) da UFPE promove a defesa de dissertação de Guilherme Augusto Mendonça Maia, cujo título é “Caracterização Faciológica da Plataforma Continental do Estado da Paraíba, Brasil”. O trabalho foi orientado pelo professor Valdir do Amaral Vaz Manso e coorientado pelo professor George Satander Sá Freire (UFC). A apresentação será no dia 22, às 8h30, por meio do Google Meet. A banca examinadora será formada pelos docentes George Satander Sá Freire (coorientador), Narelle Maia de Almeida (UFC) e Maamar El-Robrini (UFPA).

Resumo

Estudos da plataforma continental brasileira, sobretudo a do Nordeste e em particular a da Paraíba, são escassos. Com a finalidade de diminuir essa lacuna, este trabalho mapeou os sedimentos do fundo marinho da plataforma continental do Estado da Paraíba concomitante com a elaboração de um mapa batimétrico e análises estatísticas dos dados. Para isso, contou com 1.096 amostras de sedimentos do fundo marinho coletadas durante o projeto GranMar (Granulados Marinho do Brasil). A coleta foi realizada por amostrador do tipo VanVeen e a profundidade computada pelo ecobatímetro EDO 185 Oceanográfico de 12kHz. As amostras foram submetidas aos processos de lavagem, secagem, separação granulométrica e o cálculo do teor de carbonato de cálcio (CaCO3) utilizando o Calcímentro de Bernard adaptado. Todos os resultados foram armazenados e processados no programa Anased que também calculou alguns parâmetros estatísticos. As isóbatas variaram entre 7m e 37m, com evidências morfológicas de fundo distintas entre as regiões norte e sul da plataforma, coincidentes com a subdivisão da bacia Paraíba. Destaca-se a porção norte com um relevo mais irregular e com maior presença de canais submersos em relação a região sul. A plataforma é definida como carbonática com teores acima de 75%, composta majoritariamente por bioclastos. Cascalho e areia são as principais granulometrias encontradas, já os sedimentos finos não são representativos. Diante às análises, foi possível identificar e mapear três fácies sedimentares ao longo da plataforma continental da Paraíba. A fácies areia bioclástica com grânulos e cascalhos é dominante e com maiores concentrações na porção sul da plataforma. Cascalho bioclástico se encontra em maiores concentrações no setor norte, já no Sul a fácies areia bioclástica é a mais presente. Não há correlação entre os parâmetros estatísticos, granulometria, teor de carbonato e profundidade. Aparentemente a morfologia de fundo é a principal controladora dos sedimentos, já que há contrastes entre a região que possui maior presença de recifes e relevo variado (norte) e outra com um relevo mais regular (sul). A caracterização faciológica dos sedimentos do fundo marinho constitui-se um dos parâmetros importantes para a compreensão do ambiente plataformal que refletem processos geológicos e hidrodinâmicos passados e atuais. Além disto, pode ajudar a subsidiar o embasamento para pesquisas no âmbito ambiental e econômico da região.

Data da última modificação: 20/04/2022, 18:16