Notícias Notícias

Voltar

Geociências promove defesa de dissertação amanhã (29)

Apresentação ocorrerá via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeoc) da UFPE promove, amanhã (29), às 9h, a defesa de dissertação de mestrado de Vivian Silvani de Arruda Passos, que foi orientada pelo professor Tiago Siqueira de Miranda e coorientada pelo professor Jefferson Tavares Cruz Oliveira (UFPE). O trabalho é intitulado “Evolução Tectônica da Borda Leste da Bacia do Araripe, Nordeste, Brasil”. A apresentação será via Google Meet. 

A banca examinadora será formada pelos professores Tiago Siqueira de Miranda (orientador), Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGeoc/CTG/UFPE) e José Ricardo Gonçalves Magalhães (UFRB).

Resumo

Zonas de falha são faixas de deformação rúptil importantes em bacias sedimentares porque exercem forte controle na compartimentação estrutural, migração e trapeamento de fluidos como hidrocarbonetos e água subterrânea. Além disso, zonas de falha são geralmente estruturalmente complexas e podem representar um importante papel na evolução tectônica de bacias sedimentares. Esta pesquisa apresenta a caracterização estrutural da deformação rúptil associada à borda leste da Bacia do Araripe, no Nordeste do Brasil. Esta região abrange o contato entre rochas miloníticas (zona de cisalhamento Patos) do embasamento e a cobertura sedimentar da bacia (Formação Cariri). Neste trabalho, foram aplicados métodos de quantificação estrutural visando preencher uma lacuna na bibliografia sobre a evolução tectônica deste setor da bacia. Foram realizados estudos sobre a organização do arranjo espacial de lineamentos estruturais (topográficos e aeromagnéticos) e de bandas de deformação da Formação Cariri. Além disso, com a utilização da técnica da Deconvolução de Euler, foi investigada a variação da profundidade das fontes de anomalias magnéticas que estão associadas às zonas de falha da área de estudo (falhas Mauriti, Coité e Umburanas). O arranjo espacial dos lineamentos topográficos, aeromagnéticos e das bandas de deformação da Formação Cariri apresentou padrões de espaçamentos irregulares. Os lineamentos regionais são caracterizados por arranjos aleatórios, enquanto as bandas de deformação possuem arranjos agrupados. Os lineamentos estruturais no setor da bacia e as bandas de deformação configuram pares conjugados com orientação NW-SE (R) e N-S (R'), e NNE-SSW (R) e ENE-WSW (R') de acordo com o modelo de Riedel, para transcorrência destral e sinistral, respectivamente. Os dados de posição e profundidade das anomalias magnéticas referentes às zonas de falha (falhas Mauriti, Coité e Umburanas) mostram valores assimétricos (200 a 800m) que delineiam altos e baixos estruturais (horsts e grabens). Os resultados deste trabalho indicaram que as principais zonas de falha da borda leste da Bacia do Araripe apresentam uma concentração de deformação rúptil com clusters de lineamentos topográficos e bandas de deformação. Adicionalmente, esta pesquisa propõe que a reativação rúptil da trama dúctil da zona de cisalhamento Patos controlou a evolução tectônica da borda leste da Bacia do Araripe.

Data da última modificação: 28/04/2022, 15:20