Notícias Notícias

Voltar

Fundaj integra gestores, professores e sociedade civil na I Feira de Educação nos dias 10 e 11 deste mês

O evento é gratuito e aberto ao público

Da assessoria

A primeira edição Feira de Educação abre as portas da Fundação Joaquim Nabuco para debater questões presentes em diferentes níveis da educação pública. Atividades como palestras, cursos, exposições e apresentação de novos projetos para a educação se dividem na programação nos dias 10 e 11 deste mês, das 8h30 às 17h30, na Fundaj/Derby, sede da Escola de Inovação em Políticas Públicas (EIPP), da Diretoria de Formação da Fundaj. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na condição de escola que estuda a educação, a EIPP preparou uma roda de conversa para trocar projetos e demandas que surgem em sala. Os alunos da Especialização em Políticas Educacionais e Inovação vão apresentar as propostas que conceberam durante as aulas. “A proposta do evento é fazer uma imersão em educação, dialogando tanto com gestores quanto com a sociedade civil sobre os desafios encontrados no ensino”, explica Tiago Levi, diretor de Formação (Difor). 

A iniciativa recebe gestores, professores, alunos, representantes do Ministério da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco e de secretarias de educação para trocar experiências e propor soluções. Um deles é Herbert Lima, secretário de Educação do município de Sobral, no Ceará, reconhecido nacionalmente como um case de sucesso na educação. Ele ministra no primeiro dia de evento uma palestra sobre a experiência educacional e ações mais recentes no município, como implantação de laboratórios de fabricação digital em escolas municipais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Sobral já superou a meta federal prevista para 2021, de 6,1 pontos. Em Sobral, 51,76% de pessoas são vulneráveis à pobreza, têm renda domiciliar per capita igual ou inferior a R$ 255 mensais.

Outra atração será a mostra Feira dos Municípios, que reúne os municípios que tiveram intervenção dos cursos de especialização da EIPP para apresentar trabalhos inovadores desenvolvidos lá. O município de Feira Nova, vencedor do Desafio Município Inovador de 2017, traz o secretário de educação Claudson Vieira para falar sobre os investimentos que fez com o prêmio para o município.

Já as palestras trazem temas recorrentes como a tendência do Ensino a Distância (EAD) e os desafios da inovação governamental. O pesquisador Pedro Cavalcante, especialista em administração pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é um dos convidados. Ele acredita que a educação é um setor que se modifica constantemente como a própria sociedade, por isso, gestores e educadores sempre precisam se adequar a esse dinamismo.

Haverá ainda uma barraquinha do Livro de Coração. São 400 livros da Editora Massangana para doação. Além disso, a orquestra do Movimento Pró-Criança vai fazer uma apresentação cultural no segundo dia às 17h. 

Data da última modificação: 07/12/2018, 10:51