Notícias Notícias

Voltar

Fórum RNP 2017 será realizado em comemoração aos 25 anos de internet no Brasil

Com a temática dos desafios e tendências das redes, o evento acontece em Brasília nos dias 17 e 18 de outubro

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anunciou o tema da 6ª edição do Fórum RNP, evento promovido anualmente para o intercâmbio de conhecimento e fomento ao ensino e à pesquisa no país. Com o mote “25 anos de internet no Brasil - desafios e tendências”, os debates vão celebrar a história da web no país com um olhar para o futuro. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio (CNTC). Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, basta acessar o site do fórum.

A programação tem foco nos desafios para a sustentabilidade das redes acadêmicas. As palestras e os painéis serão voltados para discussão de temas como: Internet das Coisas (IoT), saúde digital, gestão da identidade, computação em nuvem, tecnologias colaborativas, negócios de impacto social, entre outros.

Segundo o diretor-adjunto da Escola Superior de Redes e coordenador do evento, Leandro Guimarães, o Fórum RNP 2017 será uma oportunidade de interação entre pesquisadores e gestores de TIC nas universidades, institutos federais, instituições de pesquisa e empresas parceiras. “O objetivo é debater assuntos relacionados aos desafios de ciência e tecnologia nas áreas de educação, saúde, cultura e defesa. Este ano, o evento tem um significado especial, pois poderemos fazer um retrospecto sobre toda a contribuição da internet para o ensino e pesquisa no país nos últimos 25 anos e, a partir das lições aprendidas, traçar estratégias e planejar as mudanças necessárias à evolução das redes no país”, afirma.

DESTAQUES – O painel “Internet das coisas e impactos na privacidade: desafios legais”, comandado pelo professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Magrani, traz o debate de questões acerca da segurança, privacidade e ética que surgem com a disseminação dos objetos e ambientes conectados.

Outro destaque é o painel “A contribuição das redes acadêmicas para os negócios de impacto social e a Agenda 2030”, comandado pela representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Amanda Lima, e o diretor de Inovação e Competitividade do Parque Tecnológico Porto Digital, Guilherme Coutinho Calheiros, que irá demonstrar de que maneira as redes acadêmicas podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados no pacto global por um mundo mais justo e menos desigual.

Data da última modificação: 26/09/2017, 14:52