Notícias Notícias

Voltar

Fluir com a Vida lança cartilha sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Material explica como se deu a implantação das Pics no mundo e no Brasil

 

O projeto de extensão Fluir com a Vida, em celebração aos 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), comemorado neste mês de maio, produziu a cartilha "Breve histórico sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics)". O material busca ampliar o conhecimento das pessoas acerca do surgimento dessas práticas, que promovem uma nova cultura de cuidado integral com a saúde, visando o tratamento emocional e, como consequência, os sintomas físicos oriundos dos problemas emocionais.

 

Em 21 de maio de 2020, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) – Ministério da Saúde, através da recomendação n° 41, apoia a inclusão e divulgação de Pics durante a pandemia da Covid-19 para assistenciar os protocolos já definidos internacionalmente pela comunidade científica e medicina tradicional. É importante salientar que isso é feito sem interferir nos tratamentos convencionais.

Lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Universidade Federal de Pernambuco, Fluir com a Vida tem como objetivo gerar conteúdos sobre trabalho remoto e cuidados com a saúde e bem-estar no período de distanciamento social.

Data da última modificação: 02/06/2021, 09:27