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Fluir com a Vida indica projeto Incluir UFPE, que presta assistência de Terapia Ocupacional à comunidade acadêmica

Professora Ana Karina Cabral, do Departamento de Terapia Ocupacional, fala sobre projeto coordenado por ela

Com o objetivo de produzir conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem-estar de forma remota, o projeto de extensão “Fluir com a Vida”, lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Universidade Federal de Pernambuco, indica o projeto Incluir UFPE: Terapia Ocupacional, que tem como objetivo prestar assistência de Terapia Ocupacional aos estudantes e trabalhadores da UFPE que possuem algum tipo de deficiência. Serão realizadas: avaliação da funcionalidade, análise ergonômica do trabalho e das atividades acadêmicas, indicação e orientações quanto a recursos de Tecnologia Assistiva e adaptações ambientais.

Ana Karina Cabral, professora do Departamento de Terapia Ocupacional, idealizou o projeto durante o doutorado em Design em 2019, em que desenvolveu o Ergo Capability Protocol®, protocolo que visa orientar profissionais na avaliação de pessoas com deficiência para inclusão no trabalho, sob orientação da professora Laura Martins (UFPE) e co-orientação da professora Giselle Merino (Udesc). O protocolo destaca a capacidade funcional da pessoa com deficiência e propõe recomendações para minimizar as limitações funcionais e eliminar barreiras ambientais.

“No intuito de colaborar com a construção de uma cultura de inclusão na UFPE, resolvemos propor esse projeto, através do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional/Núcleo de Tecnologia Assistiva (Labtato/NTA) do Centro de Ciências da Saúde, junto com o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da UFPE e parceiros externos (Udesc, UFSC e IFPE), iniciado de forma remota desde junho de 2020”, destaca a professora.

Na primeira etapa, estudantes e servidores são atendidos pela Terapia Ocupacional, com o apoio dos profissionais do Nace, e na segunda etapa, aqueles que necessitem da indicação e desenvolvimento de produto de Tecnologia Assistiva serão atendidos por equipe constituída também por docentes das áreas de Design e Engenharia. Nos atendimentos, são identificados recursos tecnológicos e assistivos utilizados pelos estudantes com deficiência durante o desempenho das atividades de vida diária e acadêmicas, bem como as principais queixas relatadas. Do mesmo modo, os servidores serão atendidos com relação às atividades de vida diária e laborais. Em seguida, são fornecidas orientações a partir do e-book "Estudo e trabalho remotos: recomendações  ergonômicas, cuidados com as funções do corpo e acessibilidade às tecnologias digitais na rotina".

“O suporte do Núcleo de Acessibilidade (Nace) ao projeto Incluir UFPE se dá através do trabalho de uma equipe multiprofissional composta por um psicólogo, uma pedagoga, uma especialista em ergonomia e uma assistente em administração do Laboratório de Acessibilidade do Nace. Inicialmente, essa equipe trabalha no planejamento das ações, juntamente à coordenação do projeto, na triagem inicial, que convida os estudantes que têm o perfil para participar do projeto. Todos somando esforços para o sucesso da ação e para que ela se expanda para os três campi”, afirma o coordenador geral do Nace, Antonio Carlos Cardoso.

Devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos do Incluir UFPE estão ocorrendo via plataforma institucional Google Meet. Interessados nas teleconsultas devem entrar em contato no e-mail labtato.nta@ufpe.br ou nas redes sociais @labtato.nta.ufpe (Instagram e Facebook).
 
Data da última modificação: 02/06/2021, 09:29