Finalistas do CAp na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil são recebidos pelo reitor

Foto: Passarinho

Os estudantes falaram da importância da participação na olimpíada

O reitor Anísio Brasileiro recebeu, na manhã de ontem (28), em seu gabinete, na Reitoria, os alunos do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE finalistas da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 deste mês, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Das seis equipes do CAp que participaram desta fase da competição, uma conquistou medalha de ouro e duas ficaram com bronze. Os outros três grupos receberam medalhas de honra ao mérito pela participação na fase final do evento.

A estudante Vitória Ferreira Fonseca, medalhista de ouro na 11ª ONHB, comemorou a participação na olimpíada. “Foi incrível. Só a energia de ter estado lá, com os estudantes, foi muito significativo, foi muito emocionante. E acho que a gente fez um trabalho em equipe, não só com a minha equipe, mas com o todo o grupo do [Colégio de] Aplicação”, disse ela, que é aluna do 1º ano do Ensino Médio.

Esta foi a primeira vez que o CAp ficou com medalha de ouro na ONHB. Esse foi também o único ouro de escolas públicas pernambucanas nesta edição da olimpíada. No total, o CAp teve a participação de 18 alunos do Ensino Médio na fase final, divididos em seis equipes, cada uma com três integrantes, sob orientação do professor de História Diego Carvalho.

Para o docente, as conquistas na ONHB resultam de trabalho coletivo de educadores e estudantes do CAp. “O sentimento é de reconhecimento. Foi uma jornada longa, quase três meses de muito trabalho e dedicação tanto da gente, professor, quanto dos alunos”, disse Diego Carvalho. “É importante até para que a gente mostre que a educação é um caminho para se formar cidadãos autônomos e capazes de transformar este mundo”, completou.

O reitor também celebrou o resultado obtido pelo CAp. “Nós recebemos com muita alegria e satisfação. Uma demonstração de que a escola pública, o Colégio de Aplicação da Universidade, está entre os melhores do Brasil. E a valorização da área de Humanas, a História, a Sociologia, as áreas que são responsáveis pelo entendimento da natureza humana e de quem somos. Então, nós ficamos muito contentes com esse prêmio, e isso fortalece a universidade pública”, ressaltou Anísio Brasileiro.

Além dos estudantes, do reitor e do professor Diego Carvalho, participaram do encontro de ontem (28) a vice-reitora Florisbela Campos e outros docentes do CAp.

NÚMEROS – A 11ª ONHB teve 73 mil inscritos de todos os estados do Brasil, o que corresponde a 18,5 mil equipes. Na fase final, a Olimpíada Nacional em História do Brasil reuniu 1,2 mil participantes de escolas públicas e privadas de todo o país, divididos em 314 equipes, que chegaram nesta etapa após participação em seis fases on-line realizadas em maio e junho.

Ao todo, foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes. O Nordeste foi a região que mais levou medalhas: 58 das 75 distribuídas.

O Rio Grande no Norte foi o estado com maior número de medalhistas: 20 no total, seguido de Pernambuco (15), Ceará (14), São Paulo (12), Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), além de Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, que levaram uma medalha cada. As escolas particulares levaram 43 medalhas, e as escolas públicas conquistaram 32 medalhas.

Confira os nomes dos alunos do CAp/UFPE que participaram da fase final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Medalha de ouro

Alice d’Albuquerque Bahia