Ferramenta que auxilia a criação de tilápias desenvolvido por alunos da UFPE vence desafio IoT Student Challenge 2021

Os premiados são seis estudantes do Centro de Informática

Seis alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE orientados pela professora Edna Barros venceram o desafio do IoT Student Contest 2021. A competição de sistemas embarcados é promovida pela HT Mícron, empresa que produz a placa de IoT baseada na tecnologia Sigfox usada no desafio, IEEE Society for Circuits and Systems e a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). O evento foi realizado no dia 27 de agosto de forma virtual.

Utilizando o sistema IoT, os estudantes Alexandre Henrique, Daniel Santos, Filipe Baptistella, Gabriel Schneider, Sara Nicolly e Vinicius Morais criaram a ferramenta ‘Nile’ que auxilia os piscicultores na criação de tilápias. O projeto é capaz de medir o PH da água, a turbidez, o oxigênio dissolvido e a temperatura, fatores de grande influência na quantidade e qualidade da produção de tilápias.

“A gente optou por atacar esses indicadores porque eles são essenciais para aumentar a produtividade dos piscicultores. Na criação do projeto, observamos que a troca de água, a neutralização da água e outras providências eram tomadas apenas com base na experiência dos produtores e o que a gente fez foi modernizar isso para que essa análise pudesse ser feita de forma digital e mais assertiva, sendo enviada para eles através da internet”, explicou Alexandre Henrique.

A competição envolveu várias fases e a equipe Nile foi aprovada na primeira etapa onde recebeu a placa de IoT da empresa HT-Micron semicondutores. Na segunda fase, o grupo mostrou um protótipo funcional e obteve novamente a primeira colocação dentre as oito equipes selecionadas. Agora na terceira fase, as três primeiras equipes colocadas irão participar do IEEE CASS Competition 2021-2022, do CAS Student Contest da IEEE, onde a melhor colocada receberá um prêmio de 3 mil dólares.

Data da última modificação: 01/09/2021, 17:06