Notícias Notícias

Voltar

Fapesp e Facepe lançam chamada conjunta para apoiar pesquisas científicas e tecnológicas

Prazo para apresentar projetos às fundações de São Paulo e Pernambuco termina em setembro

Da assessoria da Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram, em conjunto, chamada de proposta de pesquisas a serem desenvolvidas em colaboração por pesquisadores dos estados de São Paulo e de Pernambuco.

Serão financiados projetos colaborativos, com 24 meses de duração, que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.

A meta é selecionar até quatro projetos nas áreas de Ciências Biológicas e Exatas, que contribuam para a formação e/ou para o fortalecimento de redes de pesquisas nos dois estados. O prazo para submissão de projetos vai até o dia 28 de setembro.

Os recursos para o financiamento aportados pelas duas fundações serão proporcionais ao esforço de pesquisa em cada estado, não havendo obrigação de igual financiamento por parte das fundações. A Fapesp destinará até R$ 200 mil por proposta e a Facepe, até R$ 100 mil.

Definido o projeto a ser desenvolvido em colaboração, os pesquisadores do Estado de São Paulo devem apresentar a proposta à Fafesp, de acordo com as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, por meio do SAGe

Os pesquisadores de Pernambuco devem submeter à Facepe, na modalidade Auxílio a Projetos de Pesquisa, no site da fundação. Serão apoiadas as propostas selecionadas pela Fapesp e pela Facepe, de acordo com seus respectivos critérios de avaliação.

A chamada é o primeiro resultado do Memorando de Entendimento para a Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, firmado pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país em 9 novembro de 2017, durante o Fórum do Conselho Nacional das FAPs (Confap) realizado em Goiânia.

“O memorando possibilita que duas ou mais fundações se associem em chamadas para financiamento de projetos de interesse comum e para promover o intercâmbio de pesquisadores”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp.

De acordo com o presidente da Facepe, Abraham Sicsú, o memorando foi resposta das FAPs à crise de financiamento que tem comprometido o aporte de recursos das agências federais e, consequentemente, o andamento de pesquisas. Na chamada conjunta da Fapesp e Facepe, ele exemplifica, o que se está oferecendo à comunidade de pesquisadores dos dois estados são recursos que “existem” e que estão disponíveis para apoiar projetos conjuntos neste ano. “A expectativa é reforçar a parceria entre pesquisadores dos dois estados nas áreas de Química, Biologia, Física e Matemática, existente há vários anos”, disse Sicsú.

Data da última modificação: 29/08/2018, 15:20