Faculdade de Direito do Recife será representada no I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho

Evento ocorrerá na modalidade on-line, de 5 a 7 de outubro

A professora Juliana Teixeira Esteves, da Faculdade de Direito do Recife (FDR), e a doutoranda em Direito Vanessa Patriota vão participar do I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho, que ocorrerá na modalidade on-line, de 5 a 7 de outubro, reunindo mais de 2 mil acadêmicos, empresários e líderes sindicais, eleitos, e ativistas do clima, para ouvir 380 oradores, entre eles, Thomas Piketty, Jayati Ghosh, Paul Magnette, Sara Nelson, Adenike Oladosu, Anahi Durand, por meio de mais de 100 painéis.

Segundo Juliana, o evento foi concebido após o sucesso da iniciativa de Democratização do Trabalho iniciada em maio de 2020, na primeira onda da covid-19, para reconhecer um fato simples: o trabalho humano é muito mais do que recursos. “Este será o ponto de partida de um movimento global que empurra para a democratização empresas e garantir empregos para todos, como um passo crucial em nosso esforço coletivo para economizar o planeta”, avalia.

No chamado ao evento, os organizadores apontam que os últimos 18 meses revelaram a urgência desta mensagem. Paralelamente, aos efeitos devastadores da pandemia, o mundo também sofreu crescentes desastres naturais relacionados às mudanças climáticas. O IPCC divulgou seu último relatório em agosto com várias conclusões alarmantes. E alertam: “Se não agirmos agora, as consequências serão devastadoras para o planeta e para os seres humanos e não humanos que nele vivem; não podemos mais ignorar esta realidade”.

Para a organização do I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho, os acadêmicos podem contribuir ajudando as sociedades a encontrar um caminho sustentável e democrático e oferecendo caminhos para se despojar do modelo econômico extrativista dominante. Os acadêmicos podem atuar como motores de mudança, pesquisando e articulando a necessidade de democratizar as empresas e descomprometer o trabalho. Devemos necessariamente fazer isso para desenvolver e alimentar uma economia sustentável e democrática que beneficie tanto os seres humanos quanto o planeta.

ACADÊMICAS – O próximo fórum espera alcançar o sucesso global do Manifesto de Trabalho Democratizante alimentado por 13 acadêmicas femininas: Julie Battilana (Universidade de Harvard), Alyssa Battistoni (Barnard College), Adelle Blackett (Universidade McGill), Julia Cagé (SiencesPo-Paris), Neera Chandhoke (Universidade de Delhi), Isabelle Ferreras (FNRS-Universidade de Louvain-Harvard LWP), Lisa Herzog (Universidade de Groningen), Imge Kaya Sabanci (Escola de Negócios IE), Sara Lafuente Hernandez (Universidade de Brussels-ETUI), Helene Landemore (Universidade de Yale), Flavia Maximo (Universidade de Brussels-ETUI), Helene Landemore (Universidade de Yale), Flavia Maximo (Universidade de Federal de Ouro Preto), Dominique Méda (Paris Dauphine-PSL), e Pavlina Tcherneva (Bard College-Levy Institute) publicado durante o primeiro bloqueio em maio, 2020 em 27 idiomas, 36 países e 43 jornais em todo o mundo, e assinado por milhares de acadêmicos

No Fórum Global do Trabalho Democratizante, os cinco continentes estarão representados - 16 países incluem agora um capítulo nacional do Trabalho Democratizante (EUA, Índia, Filipinas, Brasil, Nova Zelândia, França, Bélgica, Itália, etc.), com um total de 380 falantes, com 100 painéis em nove idiomas diferentes. Os participantes vêm de diferentes procedências: universidades, sindicatos, empresas progressistas, instituições públicas, ambientais e ongs de direitos humanos, e a mídia.

Data da última modificação: 28/09/2021, 15:17