Exposição “Lugar de Mãe é na Universidade” será realizada no dia 8 de março, na Galeria Capibaribe do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

O evento é promovido pelo projeto de extensão Maternidade, Mídia e Infância (MMI) da UFPE

O projeto de extensão Maternidade, Mídia e Infância (MMI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove exposição intitulada “Lugar de Mãe é na Universidade”. O evento será realizado no dia 8 de março, às 8h30, na Galeria Capibaribe, situada no térreo do Centro de Artes e Comunicação (CAC). A exposição ficará aberta ao público até o dia 24 de março.

O intuito da exposição é promover a ampliação do debate público diante da necessidade do desenvolvimento de políticas de apoio à inclusão, à permanência e ao progresso materno no âmbito acadêmico. Para isso, será incluído um painel no mural do CAC que também apresentará informações sobre o projeto de extensão. Este, por sua vez, proporciona a discussão pública e a conscientização social sobre maternidade, maternagem e infância nas mídias, para além da Universidade, em programas de rádio, podcasts e redes sociais.

Durante o evento de abertura, haverá a entrega simbólica à reitoria do relatório dos aprendizados da primeira reunião com mães da UFPE, realizada em 14 de dezembro de 2022. Neste documento estarão contidas as experiências vivenciadas por mães estudantes, docentes e servidoras, de modo a apontar sugestões para o enfrentamento dos desafios e dificuldades que foram debatidos.

As docentes Maria Collier e Carolina Dantas, do Departamento de Comunicação Social (DCOM) da UFPE, lideram o projeto de extensão Maternidade, Mídia e Infância. Os demais integrantes da equipe são as estudantes Aline Melo, Marília Félix e Gisele Ramos (DCOM/UFPE); os pesquisadores Rodrigo Lopes (mestre em Comunicação pela UFPE e integrante do GP PHiNC) e Brenda Guedes (pós-doutoranda na UFC e integrante do GP PHiNC); e os professores colaboradores Rogério Covaleski (DCOM/UFPE e líder do GP PHiNC) e Milena Freire (UFSM e Parent in Science).

Agora em março, a equipe do projeto receberá o prêmio internacional Moma Awards 2023, concedido pela IAMAS - International Association for Maternal Action and Scholarship, sediada em Chicago (EUA). O grupo conquistou o segundo lugar na categoria Faculty Change Maker Team. A premiação é resultante do reconhecimento do projeto como iniciativa que atua de forma relevante ao dar visibilidade às necessidades de inclusão, permanência e progresso das mães nas universidades.

Data da última modificação: 28/02/2023, 15:56