Notícias Notícias

Voltar

Exposição “Livro Acessível: direito, dever, inclusão”, promovida pela Biblioteca Setorial da FDR, será realizada a partir do dia 28 deste mês

A curadoria é da bibliotecária Ana Cristina Vieira, da Seção de Referência da Biblioteca de Direito

A Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) promoverá a exposição intitulada “Livro Acessível: direito, dever, inclusão”, em seu hall de entrada, a partir do dia 28 deste mês até o dia 9 de dezembro, das 8h às 21h. A curadoria é da bibliotecária Ana Cristina Vieira, da Seção de Referência da Biblioteca de Direito. A mostra tem o intuito de conscientizar os leitores sobre a importância de zelar pelos exemplares contidos no acervo.

Foto: Divulgação

Em 2018, a FDR fez uma exposição semelhante no seu hall

A Mostra de Livros Danificados, realizada desde 2018, é uma iniciativa idealizada pela própria Biblioteca do CCJ, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da UFPE). Durante o evento, será apresentado o Serviço de Acessibilidade desenvolvido na Biblioteca de Direito, que consiste na conversão de textos impressos em áudio.

Entre os livros estão exemplares riscados pelos usuários

O evento, com entrada gratuita ao público em geral, tem por finalidade combater os danos físicos causados aos livros, como rasgos, rabiscos e anotações feitas a lápis, caneta e marcadores de texto. A danificação, proveniente do descuido ao manusear os exemplares, inviabiliza o processo de digitalização do acervo, e consequentemente a conversão dos textos em áudio, impedindo que o material se torne acessível para os discentes portadores de cegueira ou baixa visão do Centro de Ciências Jurídicas.

“A Biblioteca de Direito integra a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (Rebeca) colaborando com a formação de base de dados nacional com conteúdo adaptado para atender portadores de necessidades especiais”, explica Jefferson Luiz, coordenador da Biblioteca de Direito.

Data da última modificação: 25/11/2022, 14:09