Expo UFPE apresenta a Universidade para alunos do Ensino Médio

A feira segue até a sexta-feira (14), com visitação aos centros e atividades on-line

A Universidade Federal de Pernambuco promoveu, na manhã de ontem (10), a cerimônia de abertura da Expo UFPE 2022 – Feira de Profissões, voltada a estudantes secundaristas de escolas públicas e particulares. Com o tema “Porque escolher a UFPE”, o evento, que este ano acontece de forma híbrida, inclui visitação aos centros e lives no canal Oficial do YouTube da UFPE

Participaram da cerimônia de abertura o reitor Alfredo Gomes; a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva; a diretora de Finanças e Infraestrutura de Graduação da Prograd, Fernanda Alencar; a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha; a diretora de Desenvolvimento do Ensino da Prograd, Roseane Souza e Silva; a diretora do Centro de Educação, Ana Lúcia Félix; a coordenadora do curso de Farmácia; Jane Sheila Higino; o técnico administrativo Lenivaldo Oliveira; o presidente do DCE, Everton Simão; e a diretora do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da Universidade, Mariana Brayner.

Fotos: Raul Holanda

Estudantes de diversos colégios participaram da abertura do evento

Na plateia, estavam alunos dos colégios Escola Vila Sézamo, Colégio Vera Cruz, Escola Estadual Professor Natanael Barbosa Medrado, Colégio Grêmio Educativo, Escola Nossa Senhora da Conceição, São Mateus Colégio e Curso, ETE Dom Bosco, Colégio José Benjamin, Colégio Santa Maria de Abreu e Lima, CM Cursos Preparatórios, Vestibular Solidário, Colégio Benjamin e Sesi Vasco da Gama, que vieram conhecer a UFPE e obter informações sobre os seus cursos de graduação.

Fernanda Alencar abriu a cerimônia apresentando o evento. “Esse evento foi feito para vocês. Esse momento presencial é importante para conhecer a UFPE e os cursos que estão à disposição de vocês, para que vocês estejam aqui ano que vem também. Além disso, também teremos os momentos virtuais no YouTube da UFPE, onde nós faremos livres para responder às dúvidas de vocês”, destacou ela.

Reitor Alfredo Gomes destacou o caráter multicultural da instituição

A pró-reitora da Prograd, Magna Silva, destacou a Expo UFPE como uma oportunidade para os alunos conhecerem melhor os cursos da UFPE, antes de entrar na universidade. “Vocês terão aqui uma imersão em vários centros e cursos. Conhecerão laboratórios, salas de aulas, atividades, tudo com o objetivo de ajudar vocês nas escolhas que farão. Só na UFPE nós temos 113 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Então o conselho que eu dou pra vocês é durante essa semana, quando vocês forem visitar os centros olhem tudo, perguntem tudo, tirem as dúvidas de vocês”, enfatizou ela.

O reitor Alfredo Gomes agradeceu a participação dos estudantes presentes na cerimônia e fez uma breve apresentação sobre a Universidade, destacando o caráter multicultural da instituição. “Nós queremos uma instituição inclusiva, em que as pessoas possam usufruir a formação acadêmica, e também se afirmar na nossa sociedade. Conquistando espaços aqui dentro, mas, sobretudo, mudando a sociedade lá fora. Nós queremos uma universidade também diversa do ponto de vista étnico-racial, ou seja, queremos todos os grupos raciais dentro da nossa universidade. Não existe possibilidade de preconceito dentro dessa universidade”, afirmou.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação cultural do grupo Flauta de Bloco, grupo representativo do Departamento de Música da UFPE.

EVENTO - A Expo UFPE 2022 continua hoje, com visitação aos centros do Campus Recife, das 8h30 às 17h, em uma tenda em frente ao Niate CCB/CCS. No CAV, o horário será das 8h30 às 17h. Acesse aqui o site da Expo.

Já nos dias 13 e 14, será promovido o momento virtual transmitido pelo canal oficial da UFPE no YouTube, com palestras. No dia 13, das 9h às 17h, serão debatidos temas como graduação e ingresso, UFPE além da sala de aula, política e organização estudantil na UFPE, pesquisa, inovação e extensão na UFPE. No dia 14, das 9h às 12h, a discussão será sobre inclusão e diversidade na UFPE.

Além das lives dessa semana, durante o período que antecede a inscrição do Sisu, em janeiro do próximo ano, o canal da UFPE também realizará lives tirando dúvidas dos alunos sobre como escolher o curso e quais documentos são necessários para a inscrição.

Data da última modificação: 13/10/2022, 15:57