Notícias Notícias

Voltar

Exames e orientações aos usuários do HC marcam o Dia Mundial do Rim

Além dos exames, houve ações socioeducativas com exposição de cartazes e móbiles informativos, distribuição de folhetos e exibição de vídeos

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Pacientes e acompanhantes receberam orientações e informações sobre fatores de risco

Aferição de pressão arterial, realização de exames de sangue e de urina e orientações aos usuários do HC e seus acompanhantes marcaram, hoje (15), as ações do Dia Mundial do Rim, no hall da Portaria 4 do Hospital das Clínicas da UFPE, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A data móvel, que é comemorada sempre na segunda quinta-feira de março em todo o mundo, visa a alertar sobre a necessidade de prevenção às doenças renais. “O diagnóstico precoce obtido com um exame simples, como o de creatinina (que avalia a função renal), aliado ao acompanhamento médico impede o aparecimento ou o agravamento da doença renal crônica”, explica o nefrologista Marclébio Dourado.

Além dos exames, houve ações socioeducativas com exposição de cartazes e móbiles informativos, distribuição de folhetos e exibição de vídeos. “A prevenção e a informação são sempre importantes. E para aquele paciente que realiza a hemodiálise é preciso tirar o estigma do sofrimento que a máquina traz, mas sim da sobrevida que ela proporciona”, explica a assistente social Ilka Perusso, do HC.

Amanhã (15), das 8h às 12h, no Anfiteatro 2 do HC, haverá o minicurso “Atuação da equipe multidisciplinar na prevenção e tratamento da doença renal” voltado a profissionais do HC e da rede de atenção básica do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

O objetivo é identificar fatores de riscos para o desenvolvimento de doença renal crônica, bem como a construção de estratégias de intervenção para prevenção e tratamento da doença e fortalecimento do que estabelece a Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal, entre outros temas.

As ações são organizadas pelo Serviço Social do HC em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Núcleo de Educação Permanente (Nepe) do HC.

Data da última modificação: 14/03/2019, 12:57