Notícias Notícias

Voltar

Evento “Mirar, flechar e atravessar” destaca trajetórias e poéticas indígenas na arte

Também haverá o lançamento do formulário para coleta de informações visando compor o mapeamento da arte indígena no Nordeste

O projeto de pesquisa Ciência e Arte Indígena no Nordeste (Cain) da UFPE vem se debruçando sobre a especificidade do referencial étnico e cultural dos povos indígenas no campo artístico. Na terça-feira (15), às 19h, o Cain realiza uma roda de conversa com os estudantes, pesquisadores e artistas Abiniel Nascimento, Thaysa Aussuba e Ziel Karapotó, que compõem atualmente o Laboratório de Poéticas Indígenas. Após a apresentação, haverá uma roda de conversa e o lançamento do formulário para coleta de informações visando compor o mapeamento da arte indígena no Nordeste. A coordenação do projeto é da professora Renata Wilner, do Departamento de Artes da UFPE.

Os interessados devem entrar na sala do Google Meet usando o UFPE ID ou mediante solicitação de autorização para ingresso de 18h30 às 19h. Com o intuito de efetuar um mapeamento da arte indígena na região Nordeste e examinar seus fluxos de produção, circulação, reconhecimento e recepção, no qual se propõe a identificação de artistas, obras e autorias coletivas, o projeto abriga também um laboratório de poéticas com artistas pesquisadores indígenas participantes da equipe.

ARTISTAS – Abiniel João Nascimento é artista visual, performer, pesquisador e bacharelando em Museologia pela UFPE. Em sua prática, tem interesse nos encontros entre corpo, arquivo e território. Como pesquisador, dedica-se à Arte Indígena Contemporânea e seus desdobramentos no que tange a corporeidade, a espiritualidade e a expressividade.

Thaysa Aussuba é artista, performer, pesquisadora, curadora, arte-educadora e graduanda em Artes Visuais pela UFPE. Em sua poética utiliza vários suportes e desde 2016 desenvolve pesquisas sobre o processo criativo como forma de autocuidado.

Ziel Karapotó é artista visual, performer, pesquisador, realizador audiovisual, curador, arte-educador e graduando em Artes Visuais pela UFPE. Em suas produções aborda questões das identidades indígenas e utiliza seu corpo como ferramenta discursiva e construtiva de pensamentos anticoloniais. Saiba mais sobre sua obra.

 

Data da última modificação: 11/12/2020, 19:24