Evento marca lançamento do Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa na UFPE

Foram lançados três editais para apoiar a pesquisa e a pós-graduação nos campi do interior

Estimular a interiorização da pesquisa e da pós-graduação na Universidade Federal de Pernambuco por meio de ações voltadas ao Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, e ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Este é o objetivo do Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa na UFPE, lançado na tarde da última quarta-feira (22), em evento realizado no auditório do CAV que contou com a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo.

“A ideia é que se tenha um programa que a gente possa ir fortalecendo ao longo dos anos do ponto de vista de seus objetivos, mas também acrescentando recursos para que tenhamos uma perspectiva de longo prazo de fortalecimento de nossos dois campi do interior. Isso é fundamental, especialmente, para a pós-graduação e a pesquisa”, afirmou o reitor Alfredo Gomes durante o evento.

Foto: Anderson Lima

Lançamento ocorreu no auditório do CAV, em Vitória

Em sua fala, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou dois aspectos. “O primeiro deles é a inovação. Estamos promovendo uma espécie de iniciativa multiunidade dentro da gestão que é muito interessante. O segundo aspecto é o desejo de uma mudança de paradigma com relação aos campi do interior”, afirmou Moacyr. “Nós desenvolvemos trabalhos maravilhosos aqui em Vitória e também em Caruaru. Este salto que estamos propondo tem como base o seguinte princípio: levar a agenda do CAV e do CAA para fora do País e trazer a agenda planetária para dentro destes centros”, completou.

O encontro realizado no CAV marcou o lançamento do Edital Propg nº 04/2021 – Concessão de Bolsas para Cooperação com o Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ), que apoia a vinda de pós-graduandos estrangeiros para o CAV e o CAA; do Edital Propg nº 03/2021 – Contratação de Professor Visitante, com oferta de duas vagas, sendo uma para cada campus do interior; e do Edital Propesqi nº 12/2021 – Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa, que fomenta o desenvolvimento da pesquisa. Os editais estão disponíveis aqui

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, explicou que os três projetos envolvem não somente um grau de internacionalização das atividades de pesquisa, mas também a vinda de pesquisadores e de estudantes estrangeiros para os centros acadêmicos de Vitória e de Caruaru. “A ideia é a gente investir na pesquisa realizada no interior, trazer essa pesquisa para o incentivo temático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, a partir dessas temáticas, a gente poder gerar pesquisas de qualidade”, disse ela.

“Os campi do interior começam muito bem já com a graduação, mas o processo de implantação e consolidação da pesquisa é gradual e precisa ser reforçado para que ele se consolide cada vez mais. Esse edital [Propesqi nº 12/2021] vem se somar a uma política de apoio à interiorização da pesquisa que já temos adotado em outros editais da Propesqi”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli. “Nós precisamos pensar numa internacionalização transversal e, dentro desse cenário, a internacionalização do CAV e também do CAA são princípios que não podemos perder de vista. Nesse período de pandemia, nós já temos algumas ações pontuais nesse campo, mas é preciso que, por meio de iniciativas como essa, a internacionalização ganhe mais corpo e uma dimensão maior”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da Universidade, Madson Góis Diniz.

Além da apresentação dos três editais, houve ainda momento para esclarecimentos junto ao público presente ao evento. O lançamento do programa contou ainda com a participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Conceição Nóbrega; e da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Alice Valença.

Data da última modificação: 24/09/2021, 15:06