Notícias Notícias

Voltar

Estudo realizado por profissionais do HC é premiado no Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular

Pesquisa foi realizada durante o pré-operatório de 120 pacientes do HC com isquemia crítica

Um estudo científico desenvolvido por profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE foi um dos premiados no 44° Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado em Brasília, de 15 a 19 deste mês. O trabalho “Correlação entre o Índice de Resistência das artérias da perna e a arteriografia na avaliação pré-operatória da revascularização dos membros inferiores” foi o terceiro colocado na categoria Tema Livre Oral de Ecografia Vascular entre mais de 450 inscritos. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A utilização do Índice de Resistência (IR) das artérias foi uma ideia que tive durante o mestrado para a avaliação das artérias do pé de uma forma não invasiva e sem apresentar os riscos que a Arteriografia com Subtração Digital (ASD), considerada o exame padrão-ouro na avaliação pré-operatória. Nesse estudo, conseguimos comprovar que a utilização do IR é eficiente ao auxiliar na escolha da melhor artéria a ser revascularizada e não trazer comprometimento aos pacientes”, explica a cirurgiã vascular Gabriela Buril, do HC, uma das autoras da pesquisa.

O estudo foi realizado durante o pré-operatório de 120 pacientes do HC com isquemia crítica (risco de perda do membro) e concluiu que a aferição do Índice de Resistência das artérias da perna por meio da Ultrassonografia com Doppler (UD), um exame não invasivo, apresentou valores semelhantes aos da Arteriografia com Subtração Digital, que é invasivo, utiliza contraste iodado e radiação ionizante e pode provocar efeitos adversos nos pacientes, como problemas renais e alergias. Além de Gabriela Buril, o estudo foi desenvolvido pelos médicos Esdras Marques, Emmanuelle de Barros e Silva, Rebecca Souza, Juliana Siqueira, Fernanda Rocha, Paloma Silva, Larissa Andrade, Camilla Cavalcanti, Isadora Vieira e Filipe da Costa.

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:38