Notícias Notícias

Voltar

Estudo do HC sobre crianças com Zika tem financiamento renovado pela Facepe

Com o financiamento, será possível continuar o acompanhamento de 95 crianças (17 delas com microcefalia) até dezembro de 2019

A pesquisa “Estudo de coorte das crianças nascidas no Hospital das Clínicas da UFPE: os fatores associados à Síndrome Congênita do Zika Vírus” foi aprovada para novo financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), após realização de Chamada Pública do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). Iniciado em 2016, também com apoio da Facepe, o estudo é coordenado pela professora Bernadete Perez Coêlho, da UFPE, que é supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do HC.


Foto: Passarinho

Estudo avalia crianças nascidas no HC de outubro de 2015 a 

março de 2016

“Com esse financiamento, vamos continuar o acompanhamento de 95 crianças (17 delas com microcefalia) até dezembro de 2019 e avaliar as repercussões tardias no desenvolvimento neuropsicomotor mesmo daquelas que não apresentam a microcefalia. Já constatamos que 25% delas estão apresentando déficit no desenvolvimento, afetando, por exemplo, a linguagem”, explica ela.

O estudo avalia crianças que nasceram no HC no período do aumento do número de casos de microcefalia (de outubro de 2015 até março de 2016) e são acompanhadas de perto pelo hospital. Os resultados desses tratamentos estão gerando dados sobre a arbovirose, já sendo possível observar uma forte determinação social em que pessoas em situação de vulnerabilidade social são as mais afetadas.

O financiamento aprovado foi de R$ 56.148,00. Em março de 2018, Bernadete Perez Coêlho coordenará um evento em que serão apresentados resultados dos primeiros dois anos da pesquisa.

 

Data da última modificação: 11/12/2017, 14:41